sicnot

Perfil

Mundo

Fogo florestal em Alberta poupou 90% de Fort McMurray

O fogo florestal que graça na província canadiana de Alberta poupou 90% de Fort McMurray, disse a primeira-ministra provincial de Alberta, Rachel Notley, classificando a capacidade de retirada das pessoas da cidade como "um milagre".

© Chris Wattie / Reuters

A evacuação da cidade de Fort McMurray, em virtude dos enormes incêndios florestais, foi bem sucedida, sem se registar uma única vítima.

"Foi um milagre termos sido capazes de resgatar toda a população" de forma segura e atempadamente, disse Rachel Notley, depois da sua primeira visita à cidade, que está 90% intacta, mas ainda interdita aos seus habitantes.

Os grandes incêndios em Fort McMurray começaram no passado dia 01 de maio a sudoeste da cidade, tendo obrigado, dada a sua amplitude, à retirada de 100.000 habitantes da cidade.

No passado dia 03 de maio as autoridades canadianas emitiram um aviso de evacuação obrigatória da metade sul de Fort McMurray, no norte da província de Alberta, devido a um grande incêndio florestal, que chegou às habitações.

O incêndio estava a progredir rapidamente para o norte da cidade, e a evacuação das populações tornou-se obrigatória segundo o alerta dado na tarde do dia 03 de maio (22:00 de Lisboa) pelos serviços de emergência de Alberta.

No último domingo, os incêndios gigantescos foram dados como fora de controlo e duplicaram de dimensão perto de Fort McMurray, segundo o Governo.

Na ocasião o Governo mostrou-se preocupado com o impacto do fogo na economia, designadamente na indústria petrolífera.

O fogo, que duplicou de tamanho no passado sábado, terá consumido mais de 200 mil hectares até a meia-noite de domingo, indicou a agência de gestão de urgências de Alberta no seu relatório.

"As condições relacionadas ao fogo são extremas", referiu a agência, sobretudo por causa das temperaturas estão próximas dos 30º Celsius durante o dia, os ventos sopram a 40 quilómetros por hora e o terreno está seco, depois de dois meses sem chuva.

As repercussões económicas são enormes já que, segundo os especialistas, as empresas petrolíferas Suncor, a Syncrude e a Shell reduziram a sua produção diária de barris.

Mais de 1.400 bombeiros, 133 helicópteros e 27 camiões-cisterna combatem 43 fogos diferentes que atravessam a província canadiana de Alberta.

Lusa

  • Fogos no Canadá podem levar meses a ser extintos
    2:49

    Mundo

    Os bombeiros do Canadá acreditam que a melhoria do tempo vai ajudar no combate às chamas, na província de Alberta. As autoridades estão mais otimistas em relação às operações, mas lembram que poderão ser precisos meses para que o fogo seja extinto na totalidade.

  • Fogo na província de Alberta fora de controlo desde domingo
    1:53

    Mundo

    Continua sem controlo o incêndio florestal em Alberta, no Canadá. Cerca de 90 mil pessoas já abandonaram a zona e o Governo admite que tão cedo não vão poder regressar a casa. O fogo, que que deflagrou no domingo, queimou, até quinta-feira, 85 mil hectares de floresta.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.