sicnot

Perfil

Mundo

Jornalista da BBC expulso da Coreia do Norte

O jornalista da BBC Rupert Wingfield-Hayes foi detido na Coreia do Norte e vai ser expulso, informou hoje a emissora britânica. Rupert Wingfield-Hayes foi um dos três elementos da equipa da BBC - a par com a produtora Maria Byrne e o operador de câmara Matthew Goddard - detidos na sexta-feira quando se preparavam para deixar a Coreia do Norte.

© Andrew Winning / Reuters

O jornalista foi interrogado durante oito horas pelas autoridades que o obrigaram a assinar uma declaração, segundo a BBC.

A equipa de reportagem foi levada para o aeroporto.

Um funcionário do Comité Nacional da Paz da Coreia do Norte afirmou hoje em conferência de imprensa em Pyongyang, citado pela agência noticiosa chinesa Xinhua, que o jornalista da BBC foi expulso por atacar o sistema da Coreia do Norte e por reportagens não-objetivas durante a permanência da equipa de filmagem.

Segundo o mesmo responsável, Rupert Wingfield-Hayes vai ser proibido de entrar novamente na Coreia do Norte.

A equipa da BBC estava na Coreia do Norte nas vésperas do Congresso do Partido dos Trabalhadores, a acompanhar uma delegação de laureados com o prémio Nobel.

Segundo Stephen Evans, também da BBC, que ainda se encontra em Pyongyang, a liderança norte-coreana ficou desagradada com as reportagens que colocaram em evidência aspetos do quotidiano na capital, indica a emissora na sua página na Internet.

Wingfield-Hayes trabalha habitualmente como correspondente em Tóquio, segundo a agência Efe.

Cerca de 130 jornalistas estrangeiros estão em Pyongyang a fazer a cobertura do Congresso do Partido dos Trabalhadores, que se realiza pela primeira vez em 36 anos, e que deve terminar hoje.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".