sicnot

Perfil

Mundo

Jornalista da BBC expulso da Coreia do Norte

O jornalista da BBC Rupert Wingfield-Hayes foi detido na Coreia do Norte e vai ser expulso, informou hoje a emissora britânica. Rupert Wingfield-Hayes foi um dos três elementos da equipa da BBC - a par com a produtora Maria Byrne e o operador de câmara Matthew Goddard - detidos na sexta-feira quando se preparavam para deixar a Coreia do Norte.

© Andrew Winning / Reuters

O jornalista foi interrogado durante oito horas pelas autoridades que o obrigaram a assinar uma declaração, segundo a BBC.

A equipa de reportagem foi levada para o aeroporto.

Um funcionário do Comité Nacional da Paz da Coreia do Norte afirmou hoje em conferência de imprensa em Pyongyang, citado pela agência noticiosa chinesa Xinhua, que o jornalista da BBC foi expulso por atacar o sistema da Coreia do Norte e por reportagens não-objetivas durante a permanência da equipa de filmagem.

Segundo o mesmo responsável, Rupert Wingfield-Hayes vai ser proibido de entrar novamente na Coreia do Norte.

A equipa da BBC estava na Coreia do Norte nas vésperas do Congresso do Partido dos Trabalhadores, a acompanhar uma delegação de laureados com o prémio Nobel.

Segundo Stephen Evans, também da BBC, que ainda se encontra em Pyongyang, a liderança norte-coreana ficou desagradada com as reportagens que colocaram em evidência aspetos do quotidiano na capital, indica a emissora na sua página na Internet.

Wingfield-Hayes trabalha habitualmente como correspondente em Tóquio, segundo a agência Efe.

Cerca de 130 jornalistas estrangeiros estão em Pyongyang a fazer a cobertura do Congresso do Partido dos Trabalhadores, que se realiza pela primeira vez em 36 anos, e que deve terminar hoje.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27