Panamá encerra fronteira para impedir entrada de migrantes ilegais cubanos
09.05.2016 19h51
O Panamá encerrou hoje a sua fronteira com a Colômbia, para impedir a entrada de migrantes ilegais cubanos que tentam chegar por esta rota aos Estados Unidos, anunciou o Presidente Juan Carlos Varela.

© Carlos Jasso / Reuters
O Panamá é o terceiro país da América Central a avançar com esta medida.
"Diante da decisão de outros países da América Central, especificamente da Nicarágua e da Costa Rica, tomamos a difícil decisão de encerrar a fronteira com a Colômbia na área de Puerto Obaldía e outros postos fronteiriços para [evitar] a passagem de migrantes irregulares", afirmou o chefe de Estado panamiano.
De acordo com Juan Carlos Varela, os migrantes cubanos sem documentos não terão autorização para entrar em território panamiano, ao mesmo tempo que cerca de 4.000 outros migrantes cubanos estão a sair do país em voos diários em direção à região norte do México.
Milhares de migrantes cubanos têm viajado de avião para o Equador ou para outros países da América do sul para depois iniciarem uma longa travessia terrestre pela América Central e pelo México até ao destino final, os Estados Unidos.
Segundo uma lei norte-americana do período da Guerra Fria, os cubanos que chegam ao território norte-americano têm um acesso de entrada privilegiado e podem solicitar de forma mais rápida o título de residente.
Nas últimas duas décadas, a guarda costeira norte-americana tem intercetado muitos migrantes cubanos que tentam cruzar o Estreito da Florida, pelo que a rota terrestre tornou-se na forma mais promissora para entrar nos Estados Unidos.
Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.
Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.
Lusa
Relacionados
-
Mais de mil migrantes cubanos forçam entrada na Costa Rica
Mais de mil migrantes, a maior parte dos quais cubanos, forçaram hoje a sua entrada na Costa Rica, depois de terem sido impedidos de entrar no Panamá, para tentarem chegar aos Estados Unidos, disse o Governo costa-riquenho.
Na Homepage
- 4:01
- 2:03
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27