sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos dez mortos em explosão de veículo armadilhado no Iraque

Um veículo armadilhado explodiu hoje numa zona movimentada da cidade iraquiana de Baquba matando pelo menos dez pessoas, indicaram um alto responsável militar e um médico.

© STRINGER Iraq / Reuters

"Um carro-bomba explodiu na zona Shifta do centro de Baquba, matando dez pessoas e ferindo 35. Este é um balanço inicial", disse um tenente-coronel do comando de operações regional.

Um médico do hospital de Baquba e um comandante da polícia forneceram o mesmo balanço.

Shifta é uma zona movimentada do centro de Baquba, cidade que é a capital da província de Diyala e fica a cerca de 70 quilómetros a nordeste de Bagdad.

O atentado ainda não foi reivindicado, mas todos os ataques bombistas recentemente ocorridos têm sido reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que tomou o controlo de grandes parcelas do Iraque há quase dois anos.

A província de Diyala foi declarada "libertada" do EI em janeiro de 2015, mas o fim do seu controlo de áreas povoadas não pôs fim aos ataques.

Baquba e outras cidades da província de Diyala têm sido alvo de um elevado número de atentados bombistas perpetrados pelos 'jihadistas' do EI.

Diyala tem também sido palco de violência mortal entre diferentes ramos do Islão ao longo dos anos, e alguns dos grupos da milícia xiita atualmente ativos na zona têm sido acusados de violações.

Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.