sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos dez mortos em explosão de veículo armadilhado no Iraque

Um veículo armadilhado explodiu hoje numa zona movimentada da cidade iraquiana de Baquba matando pelo menos dez pessoas, indicaram um alto responsável militar e um médico.

© STRINGER Iraq / Reuters

"Um carro-bomba explodiu na zona Shifta do centro de Baquba, matando dez pessoas e ferindo 35. Este é um balanço inicial", disse um tenente-coronel do comando de operações regional.

Um médico do hospital de Baquba e um comandante da polícia forneceram o mesmo balanço.

Shifta é uma zona movimentada do centro de Baquba, cidade que é a capital da província de Diyala e fica a cerca de 70 quilómetros a nordeste de Bagdad.

O atentado ainda não foi reivindicado, mas todos os ataques bombistas recentemente ocorridos têm sido reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que tomou o controlo de grandes parcelas do Iraque há quase dois anos.

A província de Diyala foi declarada "libertada" do EI em janeiro de 2015, mas o fim do seu controlo de áreas povoadas não pôs fim aos ataques.

Baquba e outras cidades da província de Diyala têm sido alvo de um elevado número de atentados bombistas perpetrados pelos 'jihadistas' do EI.

Diyala tem também sido palco de violência mortal entre diferentes ramos do Islão ao longo dos anos, e alguns dos grupos da milícia xiita atualmente ativos na zona têm sido acusados de violações.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.