sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos dez mortos em explosão de veículo armadilhado no Iraque

Um veículo armadilhado explodiu hoje numa zona movimentada da cidade iraquiana de Baquba matando pelo menos dez pessoas, indicaram um alto responsável militar e um médico.

© STRINGER Iraq / Reuters

"Um carro-bomba explodiu na zona Shifta do centro de Baquba, matando dez pessoas e ferindo 35. Este é um balanço inicial", disse um tenente-coronel do comando de operações regional.

Um médico do hospital de Baquba e um comandante da polícia forneceram o mesmo balanço.

Shifta é uma zona movimentada do centro de Baquba, cidade que é a capital da província de Diyala e fica a cerca de 70 quilómetros a nordeste de Bagdad.

O atentado ainda não foi reivindicado, mas todos os ataques bombistas recentemente ocorridos têm sido reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), que tomou o controlo de grandes parcelas do Iraque há quase dois anos.

A província de Diyala foi declarada "libertada" do EI em janeiro de 2015, mas o fim do seu controlo de áreas povoadas não pôs fim aos ataques.

Baquba e outras cidades da província de Diyala têm sido alvo de um elevado número de atentados bombistas perpetrados pelos 'jihadistas' do EI.

Diyala tem também sido palco de violência mortal entre diferentes ramos do Islão ao longo dos anos, e alguns dos grupos da milícia xiita atualmente ativos na zona têm sido acusados de violações.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.