sicnot

Perfil

Mundo

Quase metade dos europeus gostaria de referendar a permanência na UE

Quase metade dos europeus gostaria de votar num referendo sobre a permanência do seu próprio país na União Europeia, de acordo com uma sondagem da agência Reuters.

JULIEN WARNAND

No total foram entrevistadas mais de seis mil pessoas de nove países europeus, nomeadamente Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Itália, Polónia, Espanha e Suécia.


45% dos inquiridos disseram que gostavam de ser consultados num referendo, à semelhança do britânico que acontece no dia 23 de julho.


Itália e França revelaram maior intenção de votar numa possível saída mas a vontade de sair da União Europeia não superou os 50% em nenhum dos países.

  • Cameron volta a apelar ao voto na manutenção do Reino Unido na UE
    0:37

    Mundo

    O Reino Unido estará em maior segurança no seio da União Europeia (UE) e, se o referendo de 23 de junho ditar a saída dos "28", a paz na Europa poderá estar ameaçada, afirmou hoje o primeiro-ministro britânico. Para David Cameron, é do "interesse nacional do Reino Unido "manter o objetivo comum na Europa", de forma a evitar futuros conflitos entre países europeus.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor