sicnot

Perfil

Mundo

Trégua entre regime sírio e rebeldes em Alepo prolongada por 48 horas

A trégua entre as forças do regime sírio e os rebeldes em Alepo, no norte do país, que deveria acabar hoje, foi prolongada por 48 horas, até a meia-noite de quarta-feira, anunciou o comando do exército.

© Abdalrhman Ismail / Reuters

O cessar-fogo em Alepo e na sua província foi estendido por 48 horas, da 01:00 de terça-feira até à meia-noite de quarta-feira, (hora local, 21:00 em Lisboa) ", informou o exército em comunicado.

Esta é a segunda vez que a trégua temporária, estabelecida na quinta-feira passada, sob a liderança dos Estados Unidos e da Rússia, é estendida em Alepo, cidade controlada pelas forças do governo e pelos rebeldes.

A trégua foi prorrogada pela primeira vez no sábado passado, com o fim agendado para terça-feira às 00:01 (segunda-feira 21:01 em Lisboa).

Este segundo alargamento do prazo da trégua veio do acordo entre a Rússia e os Estados Unidos para aumentar os esforços para encontrar uma solução política para a guerra de cinco anos da Síria, que já matou mais de 270.000 pessoas.

"A Federação Russa e os Estados Unidos estão determinados a redobrar os esforços para alcançar uma solução política para o conflito sírio", segundo um comunicado russo-americano conjunto publicado pelo Ministério das Relações Exteriores russo.

Para este fim, a Rússia "vai trabalhar com as autoridades sírias para minimizar as operações da aviação sobre áreas que são predominantemente habitadas por civis ou partidos", lia-se no mesmo comunicado.

As duas potências mediaram um cessar-fogo no dia 27 de fevereiro, entre as forças do regime e a oposição armada que não incluía combatentes jihadistas do grupo Estado Islâmico e da filial da Al-Qaeda na Síria, a Frente Al-Nusra.

No domingo passado, os rebeldes sírios dispararam 'rockets' num distrito controlado pelas forças do regime de Aleppo, matando cinco civis, incluindo duas crianças, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC