sicnot

Perfil

Mundo

Cameron promove cimeira contra corrupção com países "fantasticamente corruptos"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai defender uma ação global contra a corrupção, durante uma cimeira quinta-feira, em que vão participar líderes da Nigéria e Afeganistão, países sobre os quais foi apanhado a qualificar como "fantasticamente corruptos".

© POOL New / Reuters

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, e o afegão Ashraf Ghani, são esperados na cimeira londrina, a par do Presidente colombiano, do secretário de Estado norte-americano, dos líderes do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional e de representantes de várias organizações não-governamentais.

Cameron descreveu a corrupção como "um inimigo do progresso e a raiz de muitos dos problemas do mundo" e previu que a cimeira, que ocorre em pleno escândalo provocado pela informação revelada pelos designados Documentos do Panamá, vai colocar o assunto no topo da agenda internacional.

Mas o chefe do governo britânico ficou embaraçado, hoje, quando foi gravado a dizer à rainha Isabel II que os líderes de alguns "países fantasticamente corruptos" iriam participar, citando a Nigéria e o Afeganistão como "possivelmente os mais corruptos".

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01