sicnot

Perfil

Mundo

Cameron promove cimeira contra corrupção com países "fantasticamente corruptos"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, vai defender uma ação global contra a corrupção, durante uma cimeira quinta-feira, em que vão participar líderes da Nigéria e Afeganistão, países sobre os quais foi apanhado a qualificar como "fantasticamente corruptos".

© POOL New / Reuters

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, e o afegão Ashraf Ghani, são esperados na cimeira londrina, a par do Presidente colombiano, do secretário de Estado norte-americano, dos líderes do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional e de representantes de várias organizações não-governamentais.

Cameron descreveu a corrupção como "um inimigo do progresso e a raiz de muitos dos problemas do mundo" e previu que a cimeira, que ocorre em pleno escândalo provocado pela informação revelada pelos designados Documentos do Panamá, vai colocar o assunto no topo da agenda internacional.

Mas o chefe do governo britânico ficou embaraçado, hoje, quando foi gravado a dizer à rainha Isabel II que os líderes de alguns "países fantasticamente corruptos" iriam participar, citando a Nigéria e o Afeganistão como "possivelmente os mais corruptos".

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16