sicnot

Perfil

Mundo

Casa Branca confirma visita de Obama a Hiroshima

O Presidente dos Estados Unidos vai mesmo fazer uma visita histórica a Hiroshima já no final deste mês. A confirmação foi feita hoje, num comunicado da Casa Branca. Trata-se da primeira visita de um Presidente americano à cidade japonesa que foi alvo de um bombardeamento atómico, no final da II Guerra Mundial.

© Yuri Gripas / Reuters

A visita a Hiroshima insere-se no périplo que Barack Obama vai fazer no fim de maio pela Ásia e que o vai levar ao Japão e ao Vietname. Dois países cuja história se cruza com a própria história dos Estados Unidos: a bomba atómica lançada sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, matou cerca de 140 mil pessoas. Sem contar com os efeitos que as radiações provocaram depois, sobre milhões de vítimas, ao longo de várias décadas.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.