sicnot

Perfil

Mundo

Grande cerimónia em Pyongyang após congresso do partido único norte-coreano

galeria de fotos

A Coreia do Norte organizou hoje uma cerimónia que juntou uma multidão em Pyongyang para celebrar as conquistas do país, um dia depois da conclusão do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

Milhares de pessoas, entre civis e militares, encheram a praça Kim Il-sung, da capital, que normalmente acolhe este tipo de eventos e onde o líder norte-coreano permaneceu de pé no palco ao lado das principais figuras do regime, numa cerimónia transmitida em direto pela televisão estatal KCTV.

Kim Yong-nam, de 88 anos, presidente da Assembleia Popular Suprema e chefe de Estado honorífico do país, pronunciou um primeiro discurso em que não poupou elogios aos dirigentes da dinastia Kim e lisonjeou o progresso económico e militar do país.

As massas, dispostas em módulos na praça, decorada com símbolos do partido (foice, martelo e o pincel) e cartazes de propaganda, aplaudiram com fervor.

O ato coloca um ponto final ao congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro realizado em 36 anos e sob a liderança de Kim Jong-un, que chegou ao poder em 2011 quando tinha menos de 30 anos.

O encontro serviu para ratificar o papel de Kim dentro do regime e a chamada política "Byeongjin", de desenvolvimento económico e nuclear.

Lusa

  • Jornalista da BBC expulso da Coreia do Norte

    Mundo

    O jornalista da BBC Rupert Wingfield-Hayes foi detido na Coreia do Norte e vai ser expulso, informou hoje a emissora britânica. Rupert Wingfield-Hayes foi um dos três elementos da equipa da BBC - a par com a produtora Maria Byrne e o operador de câmara Matthew Goddard - detidos na sexta-feira quando se preparavam para deixar a Coreia do Norte.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.