sicnot

Perfil

Mundo

Grande cerimónia em Pyongyang após congresso do partido único norte-coreano

galeria de fotos

A Coreia do Norte organizou hoje uma cerimónia que juntou uma multidão em Pyongyang para celebrar as conquistas do país, um dia depois da conclusão do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

© Damir Sagolj / Reuters

Milhares de pessoas, entre civis e militares, encheram a praça Kim Il-sung, da capital, que normalmente acolhe este tipo de eventos e onde o líder norte-coreano permaneceu de pé no palco ao lado das principais figuras do regime, numa cerimónia transmitida em direto pela televisão estatal KCTV.

Kim Yong-nam, de 88 anos, presidente da Assembleia Popular Suprema e chefe de Estado honorífico do país, pronunciou um primeiro discurso em que não poupou elogios aos dirigentes da dinastia Kim e lisonjeou o progresso económico e militar do país.

As massas, dispostas em módulos na praça, decorada com símbolos do partido (foice, martelo e o pincel) e cartazes de propaganda, aplaudiram com fervor.

O ato coloca um ponto final ao congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro realizado em 36 anos e sob a liderança de Kim Jong-un, que chegou ao poder em 2011 quando tinha menos de 30 anos.

O encontro serviu para ratificar o papel de Kim dentro do regime e a chamada política "Byeongjin", de desenvolvimento económico e nuclear.

Lusa

  • Jornalista da BBC expulso da Coreia do Norte

    Mundo

    O jornalista da BBC Rupert Wingfield-Hayes foi detido na Coreia do Norte e vai ser expulso, informou hoje a emissora britânica. Rupert Wingfield-Hayes foi um dos três elementos da equipa da BBC - a par com a produtora Maria Byrne e o operador de câmara Matthew Goddard - detidos na sexta-feira quando se preparavam para deixar a Coreia do Norte.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.