sicnot

Perfil

Mundo

Juíza diz que violação faz parte da cultura negra e causa tempestade nas redes sociais

Uma juíza sul-africana está a ser "atacada" nas redes sociais após ter feito comentários no Facebook nos quais sugere que a violação faz parte da cultura negra.

"Na cultura deles, a mulher está lá para o prazer. Ponto. Isso é visto como direito absoluto, e o consentimento da mulher não é necessário", escreveu Mabel Jansen na sua conta no Facebook, numa conversa com a produtora cinematográfica Gillian Schutte. Noutra publicação, acrescentou que "os assassínios não são tão graves" para os homens negros.

"Ainda estou para conhecer uma menina negra que não tenha sido violada aos 12 anos. Falo a sério", escreveu ainda.

Os comentários já foram feitos há cerca de um ano, mas a polémica ressurgiu esta semana após um post da produtora Schutte.

Mabel Jansen justifica-se, dizendo que as suas declarações foram tiradas de contexto e que ase referia a casos específicos.

O caso gerou uma tempestade nas redes sociais e já circula uma petição para retirar a juíza da magistratura.

Também os principais partidos políticos já criticaram os comentários. O Partido da Aliança Democrática, da oposição, anunciou que vai levar o caso à Comissão dos Serviços Juciciais da África do Sul.

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09