sicnot

Perfil

Mundo

Manifestantes contra destituição de Dilma cortam estradas em vários estados

Manifestantes contrários à destituição da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, estão hoje a realizar protestos e bloqueios de estradas em pelo menos sete estados e no Distrito Federal.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Segundo o portal de Internet G1, há protestos na Baía, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e também no acesso à capital do país, Brasília.

Registaram-se cortes nas principais vias do país, com queima de pneus, com destaque para a cidade de São Paulo, onde, por volta das 08:00 (12:00 em Lisboa), havia 116 quilómetros de filas no trânsito, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Movimentos sociais ligados à Frente Brasil Popular convocaram, através das redes sociais, os manifestantes para protestarem contra "o golpe" e "em favor da democracia".

"Vai ter muita luta em defesa da democracia! O Brasil diz não ao golpe!", lê-se numa mensagem publicada no Facebook.

A Central Única de Trabalhadores (CUT) também convocou atos em todo o país "em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas sociais e humanos".

Os protestos ocorrem um dia antes de o Senado (câmara alta do Congresso) votar o pedido de destituição da Presidente.

Se o pedido for aprovado, Dilma Rousseff será afastada do cargo para ir a julgamento por um período de até 180 dias, durante o qual o vice-presidente, Michel Temer, assumirá os destinos do país.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.