sicnot

Perfil

Mundo

Podemos e Esquerda Unida formalizam candidatura conjunta às eleições em Espanha

O Podemos e a Esquerda Unida chegaram a um pré-acordo eleitoral para se apresentarem em conjunto às eleições gerais em Espanha, a 26 de junho. O entendimento chega depois de uma semana de negociações.

Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Alberto Garzon, dirigente da Esquerda Unida.

Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Alberto Garzon, dirigente da Esquerda Unida.

© Andrea Comas / Reuters (Arquivo)

O acordo, que deverá preservar os programas eleitorais de cada partido, estabelece 26 pontos de confluência e estipula a repartição de candidatos entre as duas forças políticas, com os dois partidos a esperarem obter juntos cerca de 85 lugares no Parlamento espanhol.

Depois de uma vitória insuficiente do Partido Popular nas eleições para constituir um Executivo e de meses de impasse que impediram a formação de um Governo, o Rei de Espanha convocou para 26 de junho novas eleições gerais.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC