sicnot

Perfil

Mundo

Podemos e Esquerda Unida formalizam candidatura conjunta às eleições em Espanha

O Podemos e a Esquerda Unida chegaram a um pré-acordo eleitoral para se apresentarem em conjunto às eleições gerais em Espanha, a 26 de junho. O entendimento chega depois de uma semana de negociações.

Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Alberto Garzon, dirigente da Esquerda Unida.

Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Alberto Garzon, dirigente da Esquerda Unida.

© Andrea Comas / Reuters (Arquivo)

O acordo, que deverá preservar os programas eleitorais de cada partido, estabelece 26 pontos de confluência e estipula a repartição de candidatos entre as duas forças políticas, com os dois partidos a esperarem obter juntos cerca de 85 lugares no Parlamento espanhol.

Depois de uma vitória insuficiente do Partido Popular nas eleições para constituir um Executivo e de meses de impasse que impediram a formação de um Governo, o Rei de Espanha convocou para 26 de junho novas eleições gerais.

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41