sicnot

Perfil

Mundo

Podemos e Esquerda Unida formalizam candidatura conjunta às eleições em Espanha

O Podemos e a Esquerda Unida chegaram a um pré-acordo eleitoral para se apresentarem em conjunto às eleições gerais em Espanha, a 26 de junho. O entendimento chega depois de uma semana de negociações.

Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Alberto Garzon, dirigente da Esquerda Unida.

Pablo Iglesias, líder do Podemos, e Alberto Garzon, dirigente da Esquerda Unida.

© Andrea Comas / Reuters (Arquivo)

O acordo, que deverá preservar os programas eleitorais de cada partido, estabelece 26 pontos de confluência e estipula a repartição de candidatos entre as duas forças políticas, com os dois partidos a esperarem obter juntos cerca de 85 lugares no Parlamento espanhol.

Depois de uma vitória insuficiente do Partido Popular nas eleições para constituir um Executivo e de meses de impasse que impediram a formação de um Governo, o Rei de Espanha convocou para 26 de junho novas eleições gerais.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.

  • Astronauta francês fotografa Portugal para assinalar o 25 de Abril
    1:53