sicnot

Perfil

Mundo

Produtos com probióticos "são desperdício de dinheiro" para pessoas saudáveis

Os consumidores de alimentos e bebidas com probióticos estão a desperdiçar dinheiro, de acordo com um estudo da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

A equipa dinamarquesa analisou os ensaios feitos com sete tipos de produtos - bebidas à base de leita, biscoitos ou cápsulas - e não encontrou quaisquer indícios de alteração da composição das bactérias fecais de adultos saúdáveis.

"Enquanto que há indícios de estudos anteriores de que intervenções com probióticos podem beneficiar pessoas com doenças de desequilíbrios da flora bacteriana, há muitos poucos sinais de algum efeito nos adultos saudáveis", explica Oluf Pederson, que liderou o estudo.

Os probióticos são bactérias vivas benéficas ao equilíbrio intestinal. Estão naturalmente presentes nalguns alimentos fermentados, como o iogurte, o miso ou o kefir e são também vendidos como suplementos.

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08