sicnot

Perfil

Mundo

Produtos com probióticos "são desperdício de dinheiro" para pessoas saudáveis

Os consumidores de alimentos e bebidas com probióticos estão a desperdiçar dinheiro, de acordo com um estudo da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

A equipa dinamarquesa analisou os ensaios feitos com sete tipos de produtos - bebidas à base de leita, biscoitos ou cápsulas - e não encontrou quaisquer indícios de alteração da composição das bactérias fecais de adultos saúdáveis.

"Enquanto que há indícios de estudos anteriores de que intervenções com probióticos podem beneficiar pessoas com doenças de desequilíbrios da flora bacteriana, há muitos poucos sinais de algum efeito nos adultos saudáveis", explica Oluf Pederson, que liderou o estudo.

Os probióticos são bactérias vivas benéficas ao equilíbrio intestinal. Estão naturalmente presentes nalguns alimentos fermentados, como o iogurte, o miso ou o kefir e são também vendidos como suplementos.

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram dvulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.