sicnot

Perfil

Mundo

Produtos com probióticos "são desperdício de dinheiro" para pessoas saudáveis

Os consumidores de alimentos e bebidas com probióticos estão a desperdiçar dinheiro, de acordo com um estudo da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

A equipa dinamarquesa analisou os ensaios feitos com sete tipos de produtos - bebidas à base de leita, biscoitos ou cápsulas - e não encontrou quaisquer indícios de alteração da composição das bactérias fecais de adultos saúdáveis.

"Enquanto que há indícios de estudos anteriores de que intervenções com probióticos podem beneficiar pessoas com doenças de desequilíbrios da flora bacteriana, há muitos poucos sinais de algum efeito nos adultos saudáveis", explica Oluf Pederson, que liderou o estudo.

Os probióticos são bactérias vivas benéficas ao equilíbrio intestinal. Estão naturalmente presentes nalguns alimentos fermentados, como o iogurte, o miso ou o kefir e são também vendidos como suplementos.

  • Crianças trocadas à nascença não querem mudar de pais

    Mundo

    Tem todos os ingredientes de um argumento de filme, mas aconteceu de facto na Índia. Dois bebés foram trocados à nascença na maternidade, os resultados de ADN confirmaram-no quase três anos depois, mas as crianças, atualmente com 2 anos e 10 meses, não querem mudar de família.

    SIC

  • Agressões e rascismo em escola de Portimão
    3:06

    País

    Queixas de agressões, insultos, discriminação e racismo numa escola básica de Portimão estão a ser alvo de um processo de averiguações, por parte da autarquia e da direção do agrupamento escolar. As denúncias partem de um grupo de pais e foram tornadas públicas pela organização SOS Racismo.  A principal visada é uma funcionária da cantina, mas também uma professora.

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31