sicnot

Perfil

Mundo

Produtos com probióticos "são desperdício de dinheiro" para pessoas saudáveis

Os consumidores de alimentos e bebidas com probióticos estão a desperdiçar dinheiro, de acordo com um estudo da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

A equipa dinamarquesa analisou os ensaios feitos com sete tipos de produtos - bebidas à base de leita, biscoitos ou cápsulas - e não encontrou quaisquer indícios de alteração da composição das bactérias fecais de adultos saúdáveis.

"Enquanto que há indícios de estudos anteriores de que intervenções com probióticos podem beneficiar pessoas com doenças de desequilíbrios da flora bacteriana, há muitos poucos sinais de algum efeito nos adultos saudáveis", explica Oluf Pederson, que liderou o estudo.

Os probióticos são bactérias vivas benéficas ao equilíbrio intestinal. Estão naturalmente presentes nalguns alimentos fermentados, como o iogurte, o miso ou o kefir e são também vendidos como suplementos.

  • Autárquicas: Ao 2º dia, "Atrás das Câmaras" em Fátima
    1:44
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.