sicnot

Perfil

Mundo

Produtos com probióticos "são desperdício de dinheiro" para pessoas saudáveis

Os consumidores de alimentos e bebidas com probióticos estão a desperdiçar dinheiro, de acordo com um estudo da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

LUSA

A equipa dinamarquesa analisou os ensaios feitos com sete tipos de produtos - bebidas à base de leita, biscoitos ou cápsulas - e não encontrou quaisquer indícios de alteração da composição das bactérias fecais de adultos saúdáveis.

"Enquanto que há indícios de estudos anteriores de que intervenções com probióticos podem beneficiar pessoas com doenças de desequilíbrios da flora bacteriana, há muitos poucos sinais de algum efeito nos adultos saudáveis", explica Oluf Pederson, que liderou o estudo.

Os probióticos são bactérias vivas benéficas ao equilíbrio intestinal. Estão naturalmente presentes nalguns alimentos fermentados, como o iogurte, o miso ou o kefir e são também vendidos como suplementos.

  • Bruxelas aguarda relatório completo para analisar pesca da sardinha
    1:29
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Novas regras para compra e venda de animais
    2:04

    País

    Foi aprovado o projeto de lei do PAN que regula transações de animais de companhia. O diploma proíbe, ainda, a publicidade e a venda online de animais selvagens. As multas para o incumprimento da legislação poderão ir dos 200 aos 3.740 euros.

  • Assédio proibido por lei
    1:40

    País

    Ser assediado no emprego é agora proibido por lei e passa a dar direito a indemnização. É o que prevê o diploma aprovado ontem no Parlamento, com as abstenções do PSD e do CDS.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias