Telescópio espacial possibilita maior descoberta de planetas fora do sistema solar

O maior número de planetas fora do nosso sistema solar - 1.284 no total - foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, mais do que duplicando o número de exoplanetas conhecidos, anunciou hoje a agência espacial norte-americana, NASA.

© NASA NASA / Reuters

"Este anúncio mais do que duplica o número de planetas confirmados pela lente do Kepler", disse Ellen Stofan, cientista-chefe da NASA, em Washington, citado pela AFP.

"Isto dá-nos esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, o sol, podemos, eventualmente, descobrir um outro planeta", afirmou

O não-tripulado observatório espacial Kepler, que foi lançado em 2009, permitiu a digitalização de 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles que podem onde se pode suportar a vida.

O Kepler funciona através da observação de um escurecimento à luz da estrela, conhecido como trânsito, cada vez que um planeta que orbita, passa em frente à luz da estrela.

"Dos cerca de 5.000 no total candidatos a planetas encontrados até à data, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 foram descobertos pelo Kepler", anunciou a NASA em comunicado.

Dos 1284 novos planetas encontrados, cerca de 550 podem ser planetas rochosos como a Terra, com base no tamanho, anunciou a agência espacial norte-americana.

"Nove destes orbitam na zona habitável do seu sol, que é a distância de uma estrela onde os planetas que orbitam podem ter temperaturas de superfície que permitem água líquida para uma piscina", afirma a NASA.

• ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações

A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

• Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha

O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

• Atividade económica regista crescimento

A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

SIC