Telescópio espacial possibilita maior descoberta de planetas fora do sistema solar

O maior número de planetas fora do nosso sistema solar - 1.284 no total - foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, mais do que duplicando o número de exoplanetas conhecidos, anunciou hoje a agência espacial norte-americana, NASA.

© NASA NASA / Reuters

"Este anúncio mais do que duplica o número de planetas confirmados pela lente do Kepler", disse Ellen Stofan, cientista-chefe da NASA, em Washington, citado pela AFP.

"Isto dá-nos esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, o sol, podemos, eventualmente, descobrir um outro planeta", afirmou

O não-tripulado observatório espacial Kepler, que foi lançado em 2009, permitiu a digitalização de 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles que podem onde se pode suportar a vida.

O Kepler funciona através da observação de um escurecimento à luz da estrela, conhecido como trânsito, cada vez que um planeta que orbita, passa em frente à luz da estrela.

"Dos cerca de 5.000 no total candidatos a planetas encontrados até à data, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 foram descobertos pelo Kepler", anunciou a NASA em comunicado.

Dos 1284 novos planetas encontrados, cerca de 550 podem ser planetas rochosos como a Terra, com base no tamanho, anunciou a agência espacial norte-americana.

"Nove destes orbitam na zona habitável do seu sol, que é a distância de uma estrela onde os planetas que orbitam podem ter temperaturas de superfície que permitem água líquida para uma piscina", afirma a NASA.

• Negócios do Fogo
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro

Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

• Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas

Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

• Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
  • Fortes nevões no norte da Europa
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

SIC

• "Popeye" russo pode ter que amputar braços

Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.