Telescópio espacial possibilita maior descoberta de planetas fora do sistema solar

O maior número de planetas fora do nosso sistema solar - 1.284 no total - foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, mais do que duplicando o número de exoplanetas conhecidos, anunciou hoje a agência espacial norte-americana, NASA.

© NASA NASA / Reuters

"Este anúncio mais do que duplica o número de planetas confirmados pela lente do Kepler", disse Ellen Stofan, cientista-chefe da NASA, em Washington, citado pela AFP.

"Isto dá-nos esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, o sol, podemos, eventualmente, descobrir um outro planeta", afirmou

O não-tripulado observatório espacial Kepler, que foi lançado em 2009, permitiu a digitalização de 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, particularmente aqueles que podem onde se pode suportar a vida.

O Kepler funciona através da observação de um escurecimento à luz da estrela, conhecido como trânsito, cada vez que um planeta que orbita, passa em frente à luz da estrela.

"Dos cerca de 5.000 no total candidatos a planetas encontrados até à data, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 foram descobertos pelo Kepler", anunciou a NASA em comunicado.

Dos 1284 novos planetas encontrados, cerca de 550 podem ser planetas rochosos como a Terra, com base no tamanho, anunciou a agência espacial norte-americana.

"Nove destes orbitam na zona habitável do seu sol, que é a distância de uma estrela onde os planetas que orbitam podem ter temperaturas de superfície que permitem água líquida para uma piscina", afirma a NASA.

• Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora

Desporto

O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

• Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante

Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

• A SIC foi dar uma volta de bicicleta

Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

SIC

• PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

• Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa

Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.