sicnot

Perfil

Mundo

Alerta na Nova Zelândia devido a aumento da atividade do vulcão Ruapehu

As autoridades da Nova Zelândia elevaram hoje o nível de alerta de 01 para 02 perante o aumento da atividade do vulcão Ruapeju, utilizado como cenário na trilogia cinematográfica "O Senhor dos Anéis", situado na Ilha Norte.

Reuters

Os especialistas decretaram o 'Alerta Amarelo' para o trânsito aéreo e pediram aos montanhistas e caminheiros para que evitem a zona, até um novo aviso, segundo a emissora Rádio New Zeland.

Para além do aumento dos tremores de terra, cresceu também o volume de gás que emana do vulcão e a temperatura da água do lago criado na cratera do Ruapehu, situado a 2.797 metros de altitude, no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia.

No entanto, o vulcanólogo Geoff Kilgour, da agência governamental neozelandesa GNS, indicou que a probabilidade do Ruapehu entrar em erupção é baixa.

Ruapehu é um estratovulcão formado pela sobreposição de material piroclástico que se acumula durante as erupções, localizado a 241 quilómetros de Wellington e que teve fortes erupções em 1895, 1945 e 1995/96, registando atividades menores entre estas datas.

O Ruapehu é um dos três vulcões do Tongariro World Heritage Park, parque nacional da Nova Zelândia, na Ilha Norte, conhecida pelo seu grande número de vulcões ainda ativos.

  • Cessar-fogo violado na Síria
    1:37
  • Chuva regressa nos próximos dias
    1:30
  • Luso-canadiana quer atingir os 7 cumes mais altos dos 7 continentes
    2:08