sicnot

Perfil

Mundo

Alerta na Nova Zelândia devido a aumento da atividade do vulcão Ruapehu

As autoridades da Nova Zelândia elevaram hoje o nível de alerta de 01 para 02 perante o aumento da atividade do vulcão Ruapeju, utilizado como cenário na trilogia cinematográfica "O Senhor dos Anéis", situado na Ilha Norte.

Reuters

Os especialistas decretaram o 'Alerta Amarelo' para o trânsito aéreo e pediram aos montanhistas e caminheiros para que evitem a zona, até um novo aviso, segundo a emissora Rádio New Zeland.

Para além do aumento dos tremores de terra, cresceu também o volume de gás que emana do vulcão e a temperatura da água do lago criado na cratera do Ruapehu, situado a 2.797 metros de altitude, no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia.

No entanto, o vulcanólogo Geoff Kilgour, da agência governamental neozelandesa GNS, indicou que a probabilidade do Ruapehu entrar em erupção é baixa.

Ruapehu é um estratovulcão formado pela sobreposição de material piroclástico que se acumula durante as erupções, localizado a 241 quilómetros de Wellington e que teve fortes erupções em 1895, 1945 e 1995/96, registando atividades menores entre estas datas.

O Ruapehu é um dos três vulcões do Tongariro World Heritage Park, parque nacional da Nova Zelândia, na Ilha Norte, conhecida pelo seu grande número de vulcões ainda ativos.

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28