sicnot

Perfil

Mundo

Antiga cidade maia "descoberta" por adolescente afinal não existe

A descoberta de uma antiga cidade maia por um adolescente canadiano através de imagens de satélite é, afinal, um engano. Segundo a análise de vários especialistas, aquilo que pareciam estruturas feitas pelo Homem poderão ser, afinal, um campo abandonado e um lago seco.

Canada Space Agency

William Gadoury, de 15 anos, desenvolveu o seu interesse pela arqueologia depois da publicação do calendário Maia anunciando o fim da civilização, em 2012. Horas e horas depois de analisar 22 constelações, Gadoury reparou que correspondiam às localizações de 117 cidades maias localizadas no México, na Guatemala, Honduras e El Salvador. Na 23ª constelação, fez corresponder duas estrelas a duas cidades conhecidas. Com a ajuda da Agência Espacial Canadiana, que disponibilizou imagens de satélite, Gadoury anunciou ter descoberto uma antiga cidade maia, na selva do Lucatão.

Vários especialistas vêm, no entanto, refutar esta teoria. De acordo com o arqueólogo Ivan Sprajc, citado pela Wired, as imagens serão muito provavelmente de um campo abandonado e de um lago seco. Anthony Aveni, especialista em arqueoastronomia, explica por outro lado que as constelações mapeadas pelos maias não correspondem às dos mapas atuais.

David Stuart, arqueólogo especialista na civilização maia, diz mesmo que a descoberta "é falsa".

"É tudo uma confusão - um exemplo terrível de má ciência a invadir a Internet. Os antigos maias não construíam as cidades de acordo com as constelações. O que foi encontrado no Google Earth é de facto feito pelo Homem, mas é um campo de milho", diz o professor de Arte Meso-americana na Universidade do Texas.

Stuart aplaude o adolescente, "inteligente e entusiasta da Arquologia e dos Maias", mas critica os especialistas que publicitara, a descoberta, classificando-os de irresponsáveis.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.