sicnot

Perfil

Mundo

Dono de restaurante acusado de matar cliente com caril

O proprietário de um restaurante indiano no Reino Unido é acusado da morte de um cliente devido a um prato com caril. O cliente era alérgico a amendoim e morreu devido a uma reação anafilática.

Arquivo Reuters

Paul Wilson, 38 anos, tinha uma severa alergia ao amendoim. Comprou uma refeição takeaway no restaurante The Indian Garden em Easingwold, no Reino Unido, cuja tampa da embalagem dizia expressamente "sem frutos secos".O homem acabou por morrer com uma reação anafilática.

Após a sua morte, investigadores compraram uma refeição no mesmo takeaway e descobriram doses potencialmente letais de amendoim.

"Uma análise ao caril recuperado do prato da cozinha da casa de Paul Wilson demonstrou que o amendoim o matou. Menos de três gramas do molho de caril teriam sido suficientes para aumentar o nível de amendoim no estômago. Não há dúvida de que o caril que Wilson comeu - cuja tampa tinha a legenda 'sem frutos secos' - tinha amendoins, e estes amendoins causaram a sua morte devido a uma reação alérgica", declarou o procurador do Ministério Público Richard Wright.

De acordo com a acusação, o proprietário do restaurante The Indian Garden tinha substituído amêndoa em pó por uma mistura de frutos secos mais barata, para conter os custos do estabelecimento.

Mesmo depois da morte de Wilson, sustenta a acusação, o restaurante continuou a servir refeições com amendoim, assegurando aos clientes serem "sem frutos secos", aptas a pessoas com alergia aos mesmos.

O proprietário do restaurante, Mohammed Zaman, 53 anos. estaria desesperadamente a tentar cortar os custos. Em 2013, terá contacto um dos seus fornecedores solicitando a substituição de amêndoa em pó por frutos secos em pó, a metade do preço.

Zaman declarou-se, porém, inocente de falsear a descrição dos infredientes das refeições e de violar as regulamentações da União Europeia sobre segurança alimentar. O julgamento deverá ainda durar algumas semanas.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16