sicnot

Perfil

Mundo

Dono de restaurante acusado de matar cliente com caril

O proprietário de um restaurante indiano no Reino Unido é acusado da morte de um cliente devido a um prato com caril. O cliente era alérgico a amendoim e morreu devido a uma reação anafilática.

Arquivo Reuters

Paul Wilson, 38 anos, tinha uma severa alergia ao amendoim. Comprou uma refeição takeaway no restaurante The Indian Garden em Easingwold, no Reino Unido, cuja tampa da embalagem dizia expressamente "sem frutos secos".O homem acabou por morrer com uma reação anafilática.

Após a sua morte, investigadores compraram uma refeição no mesmo takeaway e descobriram doses potencialmente letais de amendoim.

"Uma análise ao caril recuperado do prato da cozinha da casa de Paul Wilson demonstrou que o amendoim o matou. Menos de três gramas do molho de caril teriam sido suficientes para aumentar o nível de amendoim no estômago. Não há dúvida de que o caril que Wilson comeu - cuja tampa tinha a legenda 'sem frutos secos' - tinha amendoins, e estes amendoins causaram a sua morte devido a uma reação alérgica", declarou o procurador do Ministério Público Richard Wright.

De acordo com a acusação, o proprietário do restaurante The Indian Garden tinha substituído amêndoa em pó por uma mistura de frutos secos mais barata, para conter os custos do estabelecimento.

Mesmo depois da morte de Wilson, sustenta a acusação, o restaurante continuou a servir refeições com amendoim, assegurando aos clientes serem "sem frutos secos", aptas a pessoas com alergia aos mesmos.

O proprietário do restaurante, Mohammed Zaman, 53 anos. estaria desesperadamente a tentar cortar os custos. Em 2013, terá contacto um dos seus fornecedores solicitando a substituição de amêndoa em pó por frutos secos em pó, a metade do preço.

Zaman declarou-se, porém, inocente de falsear a descrição dos infredientes das refeições e de violar as regulamentações da União Europeia sobre segurança alimentar. O julgamento deverá ainda durar algumas semanas.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.