sicnot

Perfil

Mundo

Jovem veterinária morre espezinhada por um elefante na Indonésia

Uma jovem veterinária indonésia foi espezinhada até à morte por um elefante "sumatra" do qual cuidava, anunciaram hoje as autoridades citadas pela agência France-Presse.

© Thomas Mukoya / Reuters

Octovia Wara Hapsari Esthi, de 24 anos trabalhava para o centro turístico "Gajah Mungkur Dam", na ilha de Java, no qual cuidava de dois elefantes, um dos quais se tornou violento.

"Um dos elefantes tornou-se subitamente feroz ", disse o responsável do centro turístico, Pardiyanto. "O elefante atirou um 'mahout' [tratador] das suas costas para o chão e atacou Esthi, que estava ao lado," acrescentou.

As autoridades estão a investigar por que razão o elefante de 5,5 toneladas ficou violento de repente, depois de ter interagido calmamente com a veterinária momentos antes.

O gabinete local de conservação disse que o elefante, transferido pouco semanas antes de um jardim zoológico para o centro turístico, tinha confrontado várias vezes os cuidadores por ele responsáveis no passado.

Os elefantes da espécie 'sumatra' estão, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), classificados como gravemente ameaçados.

Outra agência de proteção dos animais, a WWF (World Wildlife Fund), estima que existem entre 2.400 a 2.800 elefantes daquela espécie no meio selvagem da Indonésia.

Os conflitos entre elefantes e humanos estão a aumentar com a expansão da população e relativa aproximação do habitat do animal. Os elefante são frequentemente ameaçados e caçados, tanto pela população local, que os veem como animais que destroem as suas colheitas como por caçadores de marfim.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.