sicnot

Perfil

Mundo

Número de deslocados no mundo atinge em 2015 nível inédito de 41 milhões

Uma quantidade inédita de 41 milhões de pessoas estava deslocada no mundo, em 2015, designadamente por causa da guerra, mais de metade da qual na Síria, no Iémen e no Iraque, segundo um relatório divulgado na terça-feira.

(Arquivo)

(Arquivo)

EPA

Em 2015, houve 8,6 milhões de novos deslocados devido a conflitos armados, dos quais 4,8 milhões no Médio Oriente e África do Norte, subindo o total para 40,8 milhões, indicou o Observatório das Situações de Deslocação Interna.

"Este número é o mais elevado alguma vez registado e representa o dobro do número de refugiados no mundo", deplorou Jan Egeland, secretário-geral do Conselho Norueguês para os Refugiados, que foi um dos coautores do documento do Observatório, que está baseado em Genebra.

A tendência "acelerou depois do início das primaveras árabes, no final de 2010, e da emergência do grupo Estado Islâmico", salientou-se no texto.

Este foi o quarto ano consecutivo em que o número de deslocados superou o recorde estabelecido no ano anterior.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.