sicnot

Perfil

Mundo

Número de deslocados no mundo atinge em 2015 nível inédito de 41 milhões

Uma quantidade inédita de 41 milhões de pessoas estava deslocada no mundo, em 2015, designadamente por causa da guerra, mais de metade da qual na Síria, no Iémen e no Iraque, segundo um relatório divulgado na terça-feira.

(Arquivo)

(Arquivo)

EPA

Em 2015, houve 8,6 milhões de novos deslocados devido a conflitos armados, dos quais 4,8 milhões no Médio Oriente e África do Norte, subindo o total para 40,8 milhões, indicou o Observatório das Situações de Deslocação Interna.

"Este número é o mais elevado alguma vez registado e representa o dobro do número de refugiados no mundo", deplorou Jan Egeland, secretário-geral do Conselho Norueguês para os Refugiados, que foi um dos coautores do documento do Observatório, que está baseado em Genebra.

A tendência "acelerou depois do início das primaveras árabes, no final de 2010, e da emergência do grupo Estado Islâmico", salientou-se no texto.

Este foi o quarto ano consecutivo em que o número de deslocados superou o recorde estabelecido no ano anterior.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.