sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento italiano aprova casamento homossexual

Os deputados italianos votaram a favor da lei do Governo de Matteo Renzi sobre a união civil dos casais do mesmo sexo, num país que ainda não dava nenhum estatuto aos homossexuais, refere a agência France-Presse.

© STRINGER/Reuters

A lei foi aprovada por 369 votos contra 193, e o texto de lei vai ser formalmente adotado esta noite, pelas 19:00 locais (18:00 de Lisboa), depois de uma série de votos processuais sem incidência.

Um estatuto para os casamentos não legalizados - heterossexuais e homossexuais - está previsto na nova lei e cria para os casais gays, em específico, uma união civil denominada "formação social específica".

A referida união inclui, entre outros, a obrigação de assistência moral e material recíproca, o benefício da pensão de reversão, o título de estadia para um cônjuge estrangeiro ou a possibilidade de adotar o nome do esposo(a).

"Hoje é um dia de festa para muitas pessoas. Escrevemos uma página importante da Itália que queremos. Fazemo-lo colocando uma questão de confiança porque não era possível ter novos atrasos após anos de tentativas abortadas", escreveu hoje de manhã o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, na rede social Facebook.

As associações de defesa dos direitos dos homossexuais consideraram que "o copo está meio vazio", pois, o Governo teve de ceder aos seus aliados de centro-direita, em fevereiro, e retirar a possibilidade de adotar os filhos naturais do cônjuge, assim como a simbólica obrigação de fidelidade entre o casal.

Lusa

  • Um "grande passo rumo à igualdade"
    0:26

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos diz que os norte-americanos devem estar muito orgulhosos com a decisão hoje tomada pelo Supremo Tribunal que decretou que o casamento homossexual é um direito em todos os estados do país.

  • As palavras mais pesquisadas na internet em 2015
    2:00

    Mundo

    O Google, o mais famoso motor de busca do mundo, mostra em vídeo quais as palavras e frases mais pesquisadas em 2015. O casamento homossexual nos Estados Unidos, os atentados em Paris, a descoberta de água em Marte, o Star Wars e a crise dos refugiados. Em menos de dois minutos, o retrato de um ano que está prestes a terminar.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.