sicnot

Perfil

Mundo

Problema matemático do 2º ano consegue baralhar adultos

Um problema matemático colocado numa prova para crianças de 7 anos pode confundir muitos adultos. A pretexto de um debate sobre os benefícios dos testes no primeiro ciclo, a britânica Louise Bloxham publicou no Twitter um problema de uma prova do 2º ano e lançou o desafio - Será que consegue dar a resposta correta?

Um grupo de pessoas viajava de comboio.

19 saíram na primeira estação.

17 entraram no comboio.

Agora seguem 63 pessoas.

Quantas pessoas seguiam no comboio?

Louise Bloxham recebeu dezenas de comentários com possíveis resposta ao problema. "Se pensa que a resposta é 65, está enganado", escreveu Louise, que se baseou na explicação dada no próprio formulário de correção da prova realizada em Inglaterra, que apresentava como resposta certa 46.

Naturalmente, as duas respostas poderão ser consideradas corretas, dependendo se se tem em consideração os passageiros que ficaram depois da saída dos 19 e antes da entrada dos 17, ou se a ideia é contabilizar os que seguiam na carruagem antes da saída dos 19 passageiros.

Muitos utilizadores consideraram o problema demasiado difícil para alunos do 2º ano e houve quem achasse a questão "demasiado ambiciosa".

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira