sicnot

Perfil

Mundo

Problema matemático do 2º ano consegue baralhar adultos

Um problema matemático colocado numa prova para crianças de 7 anos pode confundir muitos adultos. A pretexto de um debate sobre os benefícios dos testes no primeiro ciclo, a britânica Louise Bloxham publicou no Twitter um problema de uma prova do 2º ano e lançou o desafio - Será que consegue dar a resposta correta?

Um grupo de pessoas viajava de comboio.

19 saíram na primeira estação.

17 entraram no comboio.

Agora seguem 63 pessoas.

Quantas pessoas seguiam no comboio?

Louise Bloxham recebeu dezenas de comentários com possíveis resposta ao problema. "Se pensa que a resposta é 65, está enganado", escreveu Louise, que se baseou na explicação dada no próprio formulário de correção da prova realizada em Inglaterra, que apresentava como resposta certa 46.

Naturalmente, as duas respostas poderão ser consideradas corretas, dependendo se se tem em consideração os passageiros que ficaram depois da saída dos 19 e antes da entrada dos 17, ou se a ideia é contabilizar os que seguiam na carruagem antes da saída dos 19 passageiros.

Muitos utilizadores consideraram o problema demasiado difícil para alunos do 2º ano e houve quem achasse a questão "demasiado ambiciosa".

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.