sicnot

Perfil

Mundo

Problema matemático do 2º ano consegue baralhar adultos

Um problema matemático colocado numa prova para crianças de 7 anos pode confundir muitos adultos. A pretexto de um debate sobre os benefícios dos testes no primeiro ciclo, a britânica Louise Bloxham publicou no Twitter um problema de uma prova do 2º ano e lançou o desafio - Será que consegue dar a resposta correta?

Um grupo de pessoas viajava de comboio.

19 saíram na primeira estação.

17 entraram no comboio.

Agora seguem 63 pessoas.

Quantas pessoas seguiam no comboio?

Louise Bloxham recebeu dezenas de comentários com possíveis resposta ao problema. "Se pensa que a resposta é 65, está enganado", escreveu Louise, que se baseou na explicação dada no próprio formulário de correção da prova realizada em Inglaterra, que apresentava como resposta certa 46.

Naturalmente, as duas respostas poderão ser consideradas corretas, dependendo se se tem em consideração os passageiros que ficaram depois da saída dos 19 e antes da entrada dos 17, ou se a ideia é contabilizar os que seguiam na carruagem antes da saída dos 19 passageiros.

Muitos utilizadores consideraram o problema demasiado difícil para alunos do 2º ano e houve quem achasse a questão "demasiado ambiciosa".

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.