sicnot

Perfil

Mundo

"House of Cards" troca tweets com primeiro-ministro francês

"A democracia é tão sobrestimada", escreveu ontem no Twitter a equipa da série norte-americana "House of Cards", endereçado ao primeiro-ministro francês. Manuel Valls não se ficou e respondeu com uma citação de Winston Churchill.

netflix

Com o propósito de levar avante uma reforma laboral controversa - que não tem apoio parlamentar nem da sociedade civil - o primeiro-ministro francês recorreu a um estratagema legal para passar por cima do Parlamento e mesmo assim adoptar a lei. Isto caso a moção de censura ao Governo apresentada pela direita não seja hoje aprovada.

"manuelvalls Democracy is so overrated" - é o slogan da série, mas hoje a frase foi diretamente dirigida ao primeiro-ministro francês.

O tweet é acompanhado de um gif (imagem animada) da personagem principal, Frank Underwood, homem sem escrúpulos disposto a tudo para alcançar o poder.

Uma hora mais tarde, Valls respondeu: "Dear Frank, Democracy is the worst form of Government, except for all others" - "Caro Frank, a democracia é o pior sistema de Governo com excepção de todos os outros", célebre citação de um discurso do antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em 1947.

E também este tweet foi acompanhado de uma imagem - a de Churchill fazendo o "V" de vitória com os dedos.

"Negação da democracia" para os seus opositores, a alínea 3) do artigo 49 da Constituição Francesa evocada por Valls é muitas vezes contestada pelos deputados franceses que estão na oposição, mas já foi utilizada mais de 80 vezes desde a adopção da Constituição da Vª República, em 1958.

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.