sicnot

Perfil

Mundo

"House of Cards" troca tweets com primeiro-ministro francês

"A democracia é tão sobrestimada", escreveu ontem no Twitter a equipa da série norte-americana "House of Cards", endereçado ao primeiro-ministro francês. Manuel Valls não se ficou e respondeu com uma citação de Winston Churchill.

netflix

Com o propósito de levar avante uma reforma laboral controversa - que não tem apoio parlamentar nem da sociedade civil - o primeiro-ministro francês recorreu a um estratagema legal para passar por cima do Parlamento e mesmo assim adoptar a lei. Isto caso a moção de censura ao Governo apresentada pela direita não seja hoje aprovada.

"manuelvalls Democracy is so overrated" - é o slogan da série, mas hoje a frase foi diretamente dirigida ao primeiro-ministro francês.

O tweet é acompanhado de um gif (imagem animada) da personagem principal, Frank Underwood, homem sem escrúpulos disposto a tudo para alcançar o poder.

Uma hora mais tarde, Valls respondeu: "Dear Frank, Democracy is the worst form of Government, except for all others" - "Caro Frank, a democracia é o pior sistema de Governo com excepção de todos os outros", célebre citação de um discurso do antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em 1947.

E também este tweet foi acompanhado de uma imagem - a de Churchill fazendo o "V" de vitória com os dedos.

"Negação da democracia" para os seus opositores, a alínea 3) do artigo 49 da Constituição Francesa evocada por Valls é muitas vezes contestada pelos deputados franceses que estão na oposição, mas já foi utilizada mais de 80 vezes desde a adopção da Constituição da Vª República, em 1958.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.