sicnot

Perfil

Mundo

"House of Cards" troca tweets com primeiro-ministro francês

"A democracia é tão sobrestimada", escreveu ontem no Twitter a equipa da série norte-americana "House of Cards", endereçado ao primeiro-ministro francês. Manuel Valls não se ficou e respondeu com uma citação de Winston Churchill.

netflix

Com o propósito de levar avante uma reforma laboral controversa - que não tem apoio parlamentar nem da sociedade civil - o primeiro-ministro francês recorreu a um estratagema legal para passar por cima do Parlamento e mesmo assim adoptar a lei. Isto caso a moção de censura ao Governo apresentada pela direita não seja hoje aprovada.

"manuelvalls Democracy is so overrated" - é o slogan da série, mas hoje a frase foi diretamente dirigida ao primeiro-ministro francês.

O tweet é acompanhado de um gif (imagem animada) da personagem principal, Frank Underwood, homem sem escrúpulos disposto a tudo para alcançar o poder.

Uma hora mais tarde, Valls respondeu: "Dear Frank, Democracy is the worst form of Government, except for all others" - "Caro Frank, a democracia é o pior sistema de Governo com excepção de todos os outros", célebre citação de um discurso do antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em 1947.

E também este tweet foi acompanhado de uma imagem - a de Churchill fazendo o "V" de vitória com os dedos.

"Negação da democracia" para os seus opositores, a alínea 3) do artigo 49 da Constituição Francesa evocada por Valls é muitas vezes contestada pelos deputados franceses que estão na oposição, mas já foi utilizada mais de 80 vezes desde a adopção da Constituição da Vª República, em 1958.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.