sicnot

Perfil

Mundo

Jornal do PC Chinês diz que imprensa britânica precisa de uma lição de boas maneiras

A imprensa britânica está repleta de "bárbaros", que precisavam de uma "lição de boas maneiras da antiga civilização chinesa", defendeu hoje um jornal do Partido Comunista da China (PCC), após a gafe de Isabel II.

A rainha de Inglaterra foi captada por uma câmara de televisão, na terça-feira, a descrever como "muito rude" a delegação chinesa que acompanhou no ano passado uma visita de Estado do Presidente chinês, Xi Jinping, ao Reino Unido.

Os comentários, que mereceram destaque na imprensa de todo o mundo, foram inicialmente censurados na China, que interrompeu a transmissão do canal britânico BBC.

O Global Times, uma publicação do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do PCC, acusa a imprensa britânica de dar uma dimensão desproporcional ao incidente e difundir a filmagem como se fosse "o tesouro mais precioso".

"O ocidente nos tempos modernos atingiu o apogeu e criou uma civilização brilhante, mas a sua imprensa está cheia de coscuvilheiros irresponsáveis", acusa o jornal, em editorial.

Segundo o mesmo texto, aqueles "coscuvilheiros mostram os dentes, põem as garras de fora e são narcisistas, retendo os maus modos dos bárbaros".

"À medida que eles forem expostos a 5.000 anos de contínua civilização oriental, acreditamos que irão progredir", acrescenta, referindo que seria impensável que as autoridades britânicas tivessem deliberadamente vazado a filmagem.

"Se fosse propositado, isso seria, sim, um gesto verdadeiramente cruel e rude", afirma.

Londres e Pequim proclamaram o início de uma "era de ouro" nas relações entre o antigo poder imperial, que no século XIX invadiu por várias vezes a China, hoje a segunda maior economia do mundo.

Durante a visita de Xi ao Reino Unido, em outubro passado, os dois países assinaram vários contratos, que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, avaliou, no conjunto, em 58 mil milhões de dólares.

Sobre os comentários da rainha, o Global Times considerou-os como irrelevantes.

"Os diplomatas chineses de certeza que também falam mal dos burocratas britânicos em privado", conclui.

Lusa

  • Isabel II em polémica com a China
    1:18

    Mundo

    A Rainha de Inglaterra está envolvida num incidente diplomático com a China. Isabel II disse que a comitiva que acompanhou o Presidente chinês na visita ao Reino Unido, no ano passado, foi mal-educada. O comentário da monarca foi proferido numa conversa privada, no Palácio de Buckingham.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35