sicnot

Perfil

Mundo

Jornal do PC Chinês diz que imprensa britânica precisa de uma lição de boas maneiras

A imprensa britânica está repleta de "bárbaros", que precisavam de uma "lição de boas maneiras da antiga civilização chinesa", defendeu hoje um jornal do Partido Comunista da China (PCC), após a gafe de Isabel II.

A rainha de Inglaterra foi captada por uma câmara de televisão, na terça-feira, a descrever como "muito rude" a delegação chinesa que acompanhou no ano passado uma visita de Estado do Presidente chinês, Xi Jinping, ao Reino Unido.

Os comentários, que mereceram destaque na imprensa de todo o mundo, foram inicialmente censurados na China, que interrompeu a transmissão do canal britânico BBC.

O Global Times, uma publicação do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do PCC, acusa a imprensa britânica de dar uma dimensão desproporcional ao incidente e difundir a filmagem como se fosse "o tesouro mais precioso".

"O ocidente nos tempos modernos atingiu o apogeu e criou uma civilização brilhante, mas a sua imprensa está cheia de coscuvilheiros irresponsáveis", acusa o jornal, em editorial.

Segundo o mesmo texto, aqueles "coscuvilheiros mostram os dentes, põem as garras de fora e são narcisistas, retendo os maus modos dos bárbaros".

"À medida que eles forem expostos a 5.000 anos de contínua civilização oriental, acreditamos que irão progredir", acrescenta, referindo que seria impensável que as autoridades britânicas tivessem deliberadamente vazado a filmagem.

"Se fosse propositado, isso seria, sim, um gesto verdadeiramente cruel e rude", afirma.

Londres e Pequim proclamaram o início de uma "era de ouro" nas relações entre o antigo poder imperial, que no século XIX invadiu por várias vezes a China, hoje a segunda maior economia do mundo.

Durante a visita de Xi ao Reino Unido, em outubro passado, os dois países assinaram vários contratos, que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, avaliou, no conjunto, em 58 mil milhões de dólares.

Sobre os comentários da rainha, o Global Times considerou-os como irrelevantes.

"Os diplomatas chineses de certeza que também falam mal dos burocratas britânicos em privado", conclui.

Lusa

  • Isabel II em polémica com a China
    1:18

    Mundo

    A Rainha de Inglaterra está envolvida num incidente diplomático com a China. Isabel II disse que a comitiva que acompanhou o Presidente chinês na visita ao Reino Unido, no ano passado, foi mal-educada. O comentário da monarca foi proferido numa conversa privada, no Palácio de Buckingham.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.