sicnot

Perfil

Mundo

Jornal do PC Chinês diz que imprensa britânica precisa de uma lição de boas maneiras

A imprensa britânica está repleta de "bárbaros", que precisavam de uma "lição de boas maneiras da antiga civilização chinesa", defendeu hoje um jornal do Partido Comunista da China (PCC), após a gafe de Isabel II.

A rainha de Inglaterra foi captada por uma câmara de televisão, na terça-feira, a descrever como "muito rude" a delegação chinesa que acompanhou no ano passado uma visita de Estado do Presidente chinês, Xi Jinping, ao Reino Unido.

Os comentários, que mereceram destaque na imprensa de todo o mundo, foram inicialmente censurados na China, que interrompeu a transmissão do canal britânico BBC.

O Global Times, uma publicação do grupo Diário do Povo, o órgão oficial do PCC, acusa a imprensa britânica de dar uma dimensão desproporcional ao incidente e difundir a filmagem como se fosse "o tesouro mais precioso".

"O ocidente nos tempos modernos atingiu o apogeu e criou uma civilização brilhante, mas a sua imprensa está cheia de coscuvilheiros irresponsáveis", acusa o jornal, em editorial.

Segundo o mesmo texto, aqueles "coscuvilheiros mostram os dentes, põem as garras de fora e são narcisistas, retendo os maus modos dos bárbaros".

"À medida que eles forem expostos a 5.000 anos de contínua civilização oriental, acreditamos que irão progredir", acrescenta, referindo que seria impensável que as autoridades britânicas tivessem deliberadamente vazado a filmagem.

"Se fosse propositado, isso seria, sim, um gesto verdadeiramente cruel e rude", afirma.

Londres e Pequim proclamaram o início de uma "era de ouro" nas relações entre o antigo poder imperial, que no século XIX invadiu por várias vezes a China, hoje a segunda maior economia do mundo.

Durante a visita de Xi ao Reino Unido, em outubro passado, os dois países assinaram vários contratos, que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, avaliou, no conjunto, em 58 mil milhões de dólares.

Sobre os comentários da rainha, o Global Times considerou-os como irrelevantes.

"Os diplomatas chineses de certeza que também falam mal dos burocratas britânicos em privado", conclui.

Lusa

  • Isabel II em polémica com a China
    1:18

    Mundo

    A Rainha de Inglaterra está envolvida num incidente diplomático com a China. Isabel II disse que a comitiva que acompanhou o Presidente chinês na visita ao Reino Unido, no ano passado, foi mal-educada. O comentário da monarca foi proferido numa conversa privada, no Palácio de Buckingham.

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19