sicnot

Perfil

Mundo

Patrulhamento reforçado contra roubos e violência sexual em universidades de Luanda

A Polícia Nacional angolana vai avançar com um plano especial de combate à criminalidade na área das universidades de Luanda, nomeadamente acerca de crimes de roubo e violência sexual, indiciou hoje aquela força.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stringer . / Reuters

Segundo informação do Comando-Geral da Polícia Nacional, a que a Lusa teve hoje acesso, este novo modelo de segurança pública envolve medidas administrativas e operativas, para dar "resposta" à "preocupação apresentada" pelo Ministério do Ensino Superior.

Em causa, refere, estão "casos de insegurança que determinados institutos e universidades têm nos seus respetivos territórios".

O plano envolve a instalação de estruturas para alocar nas universidades as forças e meios que vão "dar cobertura policial a essas instituições", passando ainda pelo "patrulhamento auto e motorizado" à volta dessas instituições.

O novo modelo de policiamento foi apresentado quarta-feira às universidades e vai abranger o município de Belas e o distrito da Samba, Luanda, território onde funcionam 23 instituições de ensino superior.

"Vai criar-se um núcleo e uma unidade específica, destinada à proteção de estabelecimentos de ensino superior neste território geográfico", explica o Comando Geral da Polícia Nacional, acrescentando que os crimes "mais frequentes" junto a estas universidades são "as violações sexuais e os roubos".

Além disso, o patrulhamento policial vai tentar "acabar com a venda de bebidas alcoólicas em alguns estabelecimentos universitários", indica a Polícia, numa nota a que a Lusa teve acesso.

Lusa

  • Funcionários públicos hoje em greve
    1:37

    Economia

    Os funcionários públicos estão hoje em greve. A paralisação pode fechar algumas escolas, centros de saúde e outros serviços públicos. O fim da precariedade e o reforço de pessoal são duas das reivindicações do protesto.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.