sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 100 pessoas mortas em inundações na Etiópia

Pelo menos 100 pessoas morreram nas inundações que ocorreram em várias regiões da Etiópia, desde o final do mês de março, anunciou hoje o governo etíope, salientando que há cerca de 200.000 deslocados.

© Siegfried Modola / Reuters

"As inundações, parte integrante do fenómeno El Nino, provocaram danos em todo o país, é uma catástrofe natural", afirmou o porta-voz do governo, Getachew Reda, durante uma conferência de imprensa.

Segundo o porta-voz, o governo começou a evacuar áreas de risco.

O gabinete de Assuntos Humanitário da ONU confirmou à agência noticiosa AFP 71 mortos, incluindo 41 num deslizamento de terras, e cerca de 20.000 deslocados devido às fortes chuvas.

O governo etíope prevê que as inundações vão afetar mais de 485.000 pessoas e podem provocar mais de 200.000 deslocados em todo o país.

Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.