sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 100 pessoas mortas em inundações na Etiópia

Pelo menos 100 pessoas morreram nas inundações que ocorreram em várias regiões da Etiópia, desde o final do mês de março, anunciou hoje o governo etíope, salientando que há cerca de 200.000 deslocados.

© Siegfried Modola / Reuters

"As inundações, parte integrante do fenómeno El Nino, provocaram danos em todo o país, é uma catástrofe natural", afirmou o porta-voz do governo, Getachew Reda, durante uma conferência de imprensa.

Segundo o porta-voz, o governo começou a evacuar áreas de risco.

O gabinete de Assuntos Humanitário da ONU confirmou à agência noticiosa AFP 71 mortos, incluindo 41 num deslizamento de terras, e cerca de 20.000 deslocados devido às fortes chuvas.

O governo etíope prevê que as inundações vão afetar mais de 485.000 pessoas e podem provocar mais de 200.000 deslocados em todo o país.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.