sicnot

Perfil

Mundo

Teerão acusa Riade de sabotagem pela falta de condições para a peregrinação a Meca

O ministro da Cultura do Irão alertou hoje sobre a falta de condições para os iranianos se deslocarem a Meca, acusando a Arábia Saudita de sabotagem por não ter garantido os meios para a peregrinação anual.

A relação entre Arábia Saudita e Irão chegou quase ao ponto de rutura em julho de 1987, quando 402 peregrinos, 275 dos quais iranianos, morreram em tumultos na cidade santa de Meca.

A relação entre Arábia Saudita e Irão chegou quase ao ponto de rutura em julho de 1987, quando 402 peregrinos, 275 dos quais iranianos, morreram em tumultos na cidade santa de Meca.

AP

"Os preparativos não foram feitos e agora é tarde" disse Ali Jannati à agência IRNAm acusando Riade de não se ter empenhado nos contactos sobre os meios necessários para a deslocação dos fiéis iranianos a Meca, na peregrinação de setembro (Hajj).

"A sabotagem vem dos sauditas" afirmou o ministro acusando diretamente as autoridades de Riade pela suposta falta de empenho nos habituais preparativos sobre a peregrinação dos xiitas iranianos do final do verão.

Lusa

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15