sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades francesas detiveram 101 pessoas em operações anti-terrorismo este ano

As autoridades francesas já detiveram este ano, um total de 101 pessoas, em operações anti-terrorismo, contra os extremistas islâmicos.

Polícia francesa estabelece um perímetro de segurança na rua do jornal Libération / Reuters

Polícia francesa estabelece um perímetro de segurança na rua do jornal Libération / Reuters

© Gonzalo Fuentes / Reuters

O número foi avançado pelo ministro francês do Interior, no dia em que passam exactamente 6 meses sobre os atentados de 13 de novembro em Paris.
De acordo com o balanço do governo francês, a polícia conseguiu detetar a tempo, em todo o país, pelo menos 15 planos de atentados mque não foram consumados.

O Governo de Paris admite que a ameaça terrorista em França continua "muito elevada", mas que os níveis de segurança são também os mais altos possíveis.

O estado de emergência vai manter-se, pelo menos até final de Julho, tendo em conta o campeonato europeu de futebol, que começa dentro de um mês.

  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.