sicnot

Perfil

Mundo

Christian Kern escolhido como novo chanceler da Áustria

O partido social-democrata da Áustria decidiu nomear o presidente da companhia ferroviária nacional, Christian Kern, como novo chanceler, depois da demissão de Werner Faymann, anunciou o líder interino do partido.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

"A decisão está tomada", disse Michael Haeulp, citado pela agência austríaca APA, acrescentando que a decisão formal será tomada na terça-feira pela direção do partido.

Christian Kern, 50 anos, preside aos caminhos-de-ferro desde 2010 e é-lhe atribuída a recuperação financeira da empresa mantendo um bom relacionamento com os sindicatos.

Para vários observadores, a escolha de um independente pode facilitar a resolução das divergências surgidas no partido social-democrata (SPOe).

Faymann, 56 anos, demitiu-se na segunda-feira depois da derrota do partido na primeira volta das eleições presidenciais, vencida pela extrema-direita do Partido da Liberdade (FPOe).

Os sociais-democratas e o Partido Popular (OeVP) dominam a política austríaca desde 1945, mas têm visto o apoio popular diminuir ao longo dos últimos anos.

O FPOe, de Heinz-Christian Strache, lidera atualmente as sondagens com mais de 30% das intenções de voto, enquanto o SPOe e o OeVP mal ultrapassam os 20%.

A Áustria realiza eleições legislativas em 2018.

Lusa

  • A derrota que envergonhou a Argentina e apurou a Croácia

    Mundial 2018 / Argentina

    A Croácia garantiu esta quinta-feira a passagem aos oitavos de final do Mundial 2018. A seleção croata bateu a Argentina por 3-0 e deixou os sul-americanos com as contas do apuramento muito complicadas. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • A "saída limpa" da Grécia ao fim de oito anos de resgates
    0:54
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22
  • Melania quer famílias reunidas "o mais rápido possível"
    0:35

    Mundo

    A primeira dama dos Estados Unidos fez uma visita surpresa a um centro de detenção de crianças, na fronteira com o México. As imagens mostram a mulher de Donald Trump reunida com responsáveis, não se sabendo para já se Melania teve ou não contacto direto com algumas das crianças detidas.