sicnot

Perfil

Mundo

Comandante do Hezbollah morre em "grande explosão" em Damasco

Mustafa Badreddine, comandante militar do Hezbollah, cuja morte foi hoje anunciada, morreu na sequência de uma "grande explosão" perto do aeroporto de Damasco, declarou o movimento xiita libanês num novo comunicado.

© Bassam Khabieh / Reuters

"As informações recolhidas no decurso de uma investigação preliminar relevam que uma grande explosão visou uma das nossas posições perto do aeroporto internacional de Damasco, matando o comandante irmão Mustafa Badreddine e ferindo outras pessoas", indicou o movimento que combate os rebeldes na Síria, ao lado das tropas do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Um comunicado anteriormente divulgado pelo Hezbollah, dando conta da morte daquele que é considerado um dos seus principais chefes militares, indicava que Badreddine havia sido morto perto da fronteira sírio-libanesa na sequência de um ataque aéreo israelita.

Badredine, que participou na maioria das "operações de resistência islâmica desde 1982", foi considerado, pelo Tribunal Especial para o Líbano, criado em 2007 por decisão do Conselho de Segurança da ONU, um dos cinco mentores e executores do assassínio do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, em 2005.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.