sicnot

Perfil

Mundo

Emma Morano torna-se na mulher mais velha do mundo depois da morte de Susannah

A italiana Emma Morano, com 116 anos, tornou-se hoje na mulher mais velha do mundo, depois da morte da norte-americana Susannah Mushatt Jones, quatro meses mais velha.

A italiana Emma Morano, com 116 anos, é atualmente a mulher mais velha do mundo.

A italiana Emma Morano, com 116 anos, é atualmente a mulher mais velha do mundo.

Antonio Calanni / AP

A nova-iorquina Susannah Mushatt Jones, nascida a 6 de julho de 1899, morreu na quinta-feira com a idade de 116 anos e 311 dias.

Emma Morano, considerada como a "Avó da Europa", por ser a mais antiga do continente europeu, passa a ser a pessoa mais velha do planeta, segundo a lista norte-americana, elaborada pelo "Gerontology Research Group".

Martina Luigia Emma Morano, que nasceu a 29 de novembro de 1899, já afirmou que o segredo da sua longevidade é evitar medicamentos, beber "grappa" (aguardente italiana) e, sobretudo, comer três ovos crus por dia.

Lusa

  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.