sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio perto de Madrid obriga à evacuação de povoação

As autoridades da região espanhola de Castela-Mancha decidiram evacuar uma povoação em Toledo, na sequência de um incêndio que hoje deflagrou num depósito de pneus usados, perto de Madrid, que provocou uma densa nuvem de fumo negro tóxico.

© Sergio Perez / Reuters

Segundo o governo regional de Castela-Mancha (centro de Espanha), a medida foi tomada para evitar qualquer risco para a saúde dos habitantes da povoação de El Quiñon de Seseña.

A decisão de evacuar esta localidade surgiu depois da divulgação de previsões meteorológicas que indicavam que a nuvem de fumo tóxico estava a mudar de direção e que podia atingir a povoação.

Entre 70 a 80% dos moradores terão abandonado o local pelos próprios meios e as autoridades vão retirar as cerca de 1.000 pessoas que ainda permanecem naquela zona.

Para os desalojados, as autoridades locais disponibilizaram 600 camas em três centros desportivos a norte da cidade de Toledo, estando previsto um reforço de meios caso seja necessário.

O alerta de incêndio neste depósito de pneus usados a cerca de 50 quilómetros de Madrid, considerado pela imprensa como o maior de Espanha, foi dado às 01:20 (00:20 em Lisboa).

Este depósito surgiu na década de 1990 e nunca mais parou de crescer. Em 2003 foi declarado ilegal, mas até hoje não foi encontrada qualquer solução para remover os pneus acumulados em cerca de dez hectares, o equivalente a 14 campos de futebol.

Os ecologistas denunciam há anos os riscos de poluição deste depósito.

Lusa

  • Incêndio perto Madrid causa densa nuvem tóxica
    1:15

    Mundo

    Toneladas de borracha estão a arder num depósito de pneus numa cidade nos arredores de Madrid, em Espanha. O Governo já elevou o nível de alerta ambiental na região por causa da densa nuvem tóxica. As autoridades locais fecharam as escolas e aconselham a população a permanecer dentro dos edifícios. Segundo a polícia espanhola que está a investigar as causas e responsabilidade, foi fogo posto. O incêndio começou durante a madrugada do dia de hoje.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.