sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio perto de Madrid obriga à evacuação de povoação

As autoridades da região espanhola de Castela-Mancha decidiram evacuar uma povoação em Toledo, na sequência de um incêndio que hoje deflagrou num depósito de pneus usados, perto de Madrid, que provocou uma densa nuvem de fumo negro tóxico.

© Sergio Perez / Reuters

Segundo o governo regional de Castela-Mancha (centro de Espanha), a medida foi tomada para evitar qualquer risco para a saúde dos habitantes da povoação de El Quiñon de Seseña.

A decisão de evacuar esta localidade surgiu depois da divulgação de previsões meteorológicas que indicavam que a nuvem de fumo tóxico estava a mudar de direção e que podia atingir a povoação.

Entre 70 a 80% dos moradores terão abandonado o local pelos próprios meios e as autoridades vão retirar as cerca de 1.000 pessoas que ainda permanecem naquela zona.

Para os desalojados, as autoridades locais disponibilizaram 600 camas em três centros desportivos a norte da cidade de Toledo, estando previsto um reforço de meios caso seja necessário.

O alerta de incêndio neste depósito de pneus usados a cerca de 50 quilómetros de Madrid, considerado pela imprensa como o maior de Espanha, foi dado às 01:20 (00:20 em Lisboa).

Este depósito surgiu na década de 1990 e nunca mais parou de crescer. Em 2003 foi declarado ilegal, mas até hoje não foi encontrada qualquer solução para remover os pneus acumulados em cerca de dez hectares, o equivalente a 14 campos de futebol.

Os ecologistas denunciam há anos os riscos de poluição deste depósito.

Lusa

  • Incêndio perto Madrid causa densa nuvem tóxica
    1:15

    Mundo

    Toneladas de borracha estão a arder num depósito de pneus numa cidade nos arredores de Madrid, em Espanha. O Governo já elevou o nível de alerta ambiental na região por causa da densa nuvem tóxica. As autoridades locais fecharam as escolas e aconselham a população a permanecer dentro dos edifícios. Segundo a polícia espanhola que está a investigar as causas e responsabilidade, foi fogo posto. O incêndio começou durante a madrugada do dia de hoje.

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.