sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio perto de Madrid obriga à evacuação de povoação

As autoridades da região espanhola de Castela-Mancha decidiram evacuar uma povoação em Toledo, na sequência de um incêndio que hoje deflagrou num depósito de pneus usados, perto de Madrid, que provocou uma densa nuvem de fumo negro tóxico.

© Sergio Perez / Reuters

Segundo o governo regional de Castela-Mancha (centro de Espanha), a medida foi tomada para evitar qualquer risco para a saúde dos habitantes da povoação de El Quiñon de Seseña.

A decisão de evacuar esta localidade surgiu depois da divulgação de previsões meteorológicas que indicavam que a nuvem de fumo tóxico estava a mudar de direção e que podia atingir a povoação.

Entre 70 a 80% dos moradores terão abandonado o local pelos próprios meios e as autoridades vão retirar as cerca de 1.000 pessoas que ainda permanecem naquela zona.

Para os desalojados, as autoridades locais disponibilizaram 600 camas em três centros desportivos a norte da cidade de Toledo, estando previsto um reforço de meios caso seja necessário.

O alerta de incêndio neste depósito de pneus usados a cerca de 50 quilómetros de Madrid, considerado pela imprensa como o maior de Espanha, foi dado às 01:20 (00:20 em Lisboa).

Este depósito surgiu na década de 1990 e nunca mais parou de crescer. Em 2003 foi declarado ilegal, mas até hoje não foi encontrada qualquer solução para remover os pneus acumulados em cerca de dez hectares, o equivalente a 14 campos de futebol.

Os ecologistas denunciam há anos os riscos de poluição deste depósito.

Lusa

  • Incêndio perto Madrid causa densa nuvem tóxica
    1:15

    Mundo

    Toneladas de borracha estão a arder num depósito de pneus numa cidade nos arredores de Madrid, em Espanha. O Governo já elevou o nível de alerta ambiental na região por causa da densa nuvem tóxica. As autoridades locais fecharam as escolas e aconselham a população a permanecer dentro dos edifícios. Segundo a polícia espanhola que está a investigar as causas e responsabilidade, foi fogo posto. O incêndio começou durante a madrugada do dia de hoje.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.