sicnot

Perfil

Mundo

Incêndio perto de Madrid obriga à evacuação de povoação

As autoridades da região espanhola de Castela-Mancha decidiram evacuar uma povoação em Toledo, na sequência de um incêndio que hoje deflagrou num depósito de pneus usados, perto de Madrid, que provocou uma densa nuvem de fumo negro tóxico.

© Sergio Perez / Reuters

Segundo o governo regional de Castela-Mancha (centro de Espanha), a medida foi tomada para evitar qualquer risco para a saúde dos habitantes da povoação de El Quiñon de Seseña.

A decisão de evacuar esta localidade surgiu depois da divulgação de previsões meteorológicas que indicavam que a nuvem de fumo tóxico estava a mudar de direção e que podia atingir a povoação.

Entre 70 a 80% dos moradores terão abandonado o local pelos próprios meios e as autoridades vão retirar as cerca de 1.000 pessoas que ainda permanecem naquela zona.

Para os desalojados, as autoridades locais disponibilizaram 600 camas em três centros desportivos a norte da cidade de Toledo, estando previsto um reforço de meios caso seja necessário.

O alerta de incêndio neste depósito de pneus usados a cerca de 50 quilómetros de Madrid, considerado pela imprensa como o maior de Espanha, foi dado às 01:20 (00:20 em Lisboa).

Este depósito surgiu na década de 1990 e nunca mais parou de crescer. Em 2003 foi declarado ilegal, mas até hoje não foi encontrada qualquer solução para remover os pneus acumulados em cerca de dez hectares, o equivalente a 14 campos de futebol.

Os ecologistas denunciam há anos os riscos de poluição deste depósito.

Lusa

  • Incêndio perto Madrid causa densa nuvem tóxica
    1:15

    Mundo

    Toneladas de borracha estão a arder num depósito de pneus numa cidade nos arredores de Madrid, em Espanha. O Governo já elevou o nível de alerta ambiental na região por causa da densa nuvem tóxica. As autoridades locais fecharam as escolas e aconselham a população a permanecer dentro dos edifícios. Segundo a polícia espanhola que está a investigar as causas e responsabilidade, foi fogo posto. O incêndio começou durante a madrugada do dia de hoje.

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21