sicnot

Perfil

Mundo

Líder da Coreia do Norte quer autossuficiência e fim das importações

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, exigiu que se erradiquem as importações do país, informaram hoje os meios de comunicação social estatais, num apelo à autossuficiência face a um previsível impacto das sanções internacionais.

Reuters

"Devemos erradicar, sem falta, a propensão para importar e estabelecer um fim definitivo" das importações, afirmou Kim, citado pela agência de notícias KCNA, num relatório sobre a sua recente visita a uma fábrica de veículos industriais e maquinaria agrícola.

O líder norte-coreano manifestou a sua aposta pela total autossuficiência do país, após observar o funcionamento "altamente eficiente" dos tratores, autocarros e camiões de fabrico local, segundo a agência.

Trata-se da primeira visita 'in loco' de Kim Jong-un desde o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro realizado em 36 anos, que terminou na segunda-feira com uma mensagem de continuidade na sua política "byeongjin" de dar prioridade, simultaneamente, ao desenvolvimento económico e de armas nucleares.

A declaração de intenções de Kim Jong-un de acabar com as importações e de depender plenamente da produção interna tem lugar numa altura marcada por um forte isolamento do regime após duras sanções comerciais impostas pela comunidade internacional.

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC