sicnot

Perfil

Mundo

Secreta alemã acusa Rússia de envolvimento em ciberataques de 2015

Os serviços internos de informações da Alemanha (BfV) disseram hoje ter indícios do envolvimento da Rússia numa série de ataques informáticos que visaram nomeadamente a câmara baixa do parlamento alemão em 2015.

© Fabrizio Bensch / Reuters

"Uma das mais ativas e agressivas campanhas atualmente é a 'Sofacy/APT 28'. O Gabinete de Proteção da Constituição [serviços internos de informações] vê nela indícios de controlo estatal russo", afirma o BfV num comunicado.

"Os ciberataques dos serviços de informações russos inserem-se em operações de dimensão internacional que visam obter informações estratégicas. Algumas dessas operações remontam a um período de sete a 11 anos", acrescentou.

A Bundestag, câmara baixa do parlamento alemão, foi visada por 'software' malicioso na primavera de 2015 que "comprometeu a sua rede de dados".

O comunicado da agência alemã cita igualmente "a campanha Sandworm", que tem por "objetivo a sabotagem informática".

"Além das instituições governamentais, os objetivos [dos ataques] são empresas de telecomunicações, fornecedores de energia, universidades e outras instituições de ensino", afirma o BfV.

"As campanhas monitorizadas pelo BfV visam geralmente obter informação, ou seja, espiar. Contudo, os serviços secretos russos também demonstraram disposição para atos de sabotagem", afirmou o diretor dos serviços de informações alemães, Hans-Georg Maassen, no comunicado.

"A segurança informática das instituições governamentais, administrativas, económicas, científicas e de investigação está permanentemente ameaçada", acrescentou.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.