sicnot

Perfil

Mundo

Secreta alemã acusa Rússia de envolvimento em ciberataques de 2015

Os serviços internos de informações da Alemanha (BfV) disseram hoje ter indícios do envolvimento da Rússia numa série de ataques informáticos que visaram nomeadamente a câmara baixa do parlamento alemão em 2015.

© Fabrizio Bensch / Reuters

"Uma das mais ativas e agressivas campanhas atualmente é a 'Sofacy/APT 28'. O Gabinete de Proteção da Constituição [serviços internos de informações] vê nela indícios de controlo estatal russo", afirma o BfV num comunicado.

"Os ciberataques dos serviços de informações russos inserem-se em operações de dimensão internacional que visam obter informações estratégicas. Algumas dessas operações remontam a um período de sete a 11 anos", acrescentou.

A Bundestag, câmara baixa do parlamento alemão, foi visada por 'software' malicioso na primavera de 2015 que "comprometeu a sua rede de dados".

O comunicado da agência alemã cita igualmente "a campanha Sandworm", que tem por "objetivo a sabotagem informática".

"Além das instituições governamentais, os objetivos [dos ataques] são empresas de telecomunicações, fornecedores de energia, universidades e outras instituições de ensino", afirma o BfV.

"As campanhas monitorizadas pelo BfV visam geralmente obter informação, ou seja, espiar. Contudo, os serviços secretos russos também demonstraram disposição para atos de sabotagem", afirmou o diretor dos serviços de informações alemães, Hans-Georg Maassen, no comunicado.

"A segurança informática das instituições governamentais, administrativas, económicas, científicas e de investigação está permanentemente ameaçada", acrescentou.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52