sicnot

Perfil

Mundo

Cinco mortos e dez feridos em ataque suicida no sul do Afeganistão

Pelo menos quatro polícias, um civil e um talibã morreram e outras dez pessoas ficaram feridas num ataque suicida com viatura armadilhada perto de uma academia de polícia e de uma escola no sul do Afeganistão, informou fonte oficial.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Mohammad Ismail / Reuters

O ataque ocorreu ao início da manhã no distrito de Nad Ali, na província de Helmand, quando o atacante fez explodir a viatura enquanto era inspecionado num dos controlos de segurança de acesso à academia de Polícia.

Segundo disse à Efe o chefe do Parlamento provincial, Haji Karim Atal, o atacante conseguiu passar um dos controlos na camioneta em que seguia porque "parecia um dos professores" do centro.

"Quando o suicida chegou ao segundo controlo, a Polícia mandou-o parar para registá-lo e foi então que o atacante detonou os explosivos", disse Atal, explicando que a onda de choque afetou também uma escola próxima do complexo.

Os talibãs reivindicaram o atentado numa das suas contas de Twitter, na qual afirmaram que "dezenas de pessoas" ficaram mortas ou feridas na explosão.

As tropas afegãs mantêm uma guerra contra os talibãs em Helmand, onde os rebeldes chegaram a controlar temporariamente uma zona da capital, Lashkargah, o que levou as autoridades locais a alertar em dezembro que a província estava quase a cair.

Desde o final de 2015, os rebeldes controlam quase um terço do território afegão e em setembro chegaram a tomar temporariamente a cidade de Kunduz (nordeste), a sua maior conquista militar desde a queda do regime há 14 anos.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.