sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte diz que visita de Obama a Hiroshima é o "cúmulo da hipocrisia"

A Coreia do Norte considerou hoje "o cúmulo da hipocrisia" a próxima visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à cidade japonesa de Hiroshima, onde os EUA lançaram a bomba atómica em 1945.

reuters

Na edição de hoje do jornal Rodong Sinmun, o diário oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o regime de Kim Jong-un afirma que os Estados Unidos são um "criminoso nuclear" e que essa é a sua "verdadeira natureza", informou a agência japonesa Kyodo.

Esta foi a primeira reação de Pyongyang à visita do presidente norte-americano a Hiroshima, que está prevista para 27 de maio, após participar na cimeira do G7 no Japão.

O artigo do Rodong Sinmun acusa também Washington de "ameaçar" Pyongyang com o seu arsenal atómico para conseguir o desarmamento nuclear do regime norte-coreano.

A Coreia do Norte enfrenta atualmente duras sanções económicas impostas pelas Nações Unidas após realizar um ensaio nuclear em janeiro.

Durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia, uma reunião histórica esta semana, Kim Jong-un afirmou que a Coreia do Norte é um Estado nuclear responsável que não usará o seu arsenal atómico se não for antes atacado da mesma forma.

Lusa

  • Eduardo Cabrita nomeado ministro da Administração Interna

    País

    O primeiro-ministro propôs esta quarta-feira ao Presidente da República a nomeação de Eduardo Cabrita para o cargo de ministro da Administração Interna e de Pedro Siza Vieira para ministro Adjunto do primeiro-ministro. A tomada de posse realiza-se no sábado às 09:00.

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08