sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte diz que visita de Obama a Hiroshima é o "cúmulo da hipocrisia"

A Coreia do Norte considerou hoje "o cúmulo da hipocrisia" a próxima visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à cidade japonesa de Hiroshima, onde os EUA lançaram a bomba atómica em 1945.

reuters

Na edição de hoje do jornal Rodong Sinmun, o diário oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o regime de Kim Jong-un afirma que os Estados Unidos são um "criminoso nuclear" e que essa é a sua "verdadeira natureza", informou a agência japonesa Kyodo.

Esta foi a primeira reação de Pyongyang à visita do presidente norte-americano a Hiroshima, que está prevista para 27 de maio, após participar na cimeira do G7 no Japão.

O artigo do Rodong Sinmun acusa também Washington de "ameaçar" Pyongyang com o seu arsenal atómico para conseguir o desarmamento nuclear do regime norte-coreano.

A Coreia do Norte enfrenta atualmente duras sanções económicas impostas pelas Nações Unidas após realizar um ensaio nuclear em janeiro.

Durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia, uma reunião histórica esta semana, Kim Jong-un afirmou que a Coreia do Norte é um Estado nuclear responsável que não usará o seu arsenal atómico se não for antes atacado da mesma forma.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.