sicnot

Perfil

Mundo

Presidente do Tajiquistão cria feriado nacional em sua honra

O chefe de Estado do Tajiquistão, Emomali Rakhmon, a presidir à antiga república soviética da Ásia Central há mais de duas décadas, ofereceu hoje à população do país um novo feriado nacional, intitulado Dia do Presidente.

© POOL New / Reuters

Segundo a imprensa oficial local, o "Dia do Presidente " será festejado a 16 de novembro e destina-se a celebrar "a experiência política e a enorme contribuição para a paz" de Rakhmon, que assinou hoje a lei aprovada pelo Parlamento em abril último.

"(A lei) tem em conta a experiência política significativa e a enorme contribuição" do presidente para a paz e para a unidade nacional, lê-se num comunicado de imprensa presidencial.

A data de 16 de novembro corresponde ao dia em que Rakhmon, antigo dirigente de uma empresa, foi eleito para a chefia do Parlamento, em 1992, dois anos antes de ser eleito chefe de Estado.

As autoridades tajiques têm-se multiplicado em iniciativas para glorificar o presidente, cujas manobras políticas envoltas em corrupção e repressão, são frequentemente denunciadas por organizações de defesa dos Direitos Humanos.

Em fevereiro deste ano, o Comité de Juventude lançou um concurso nas escolas do país, premiando a melhor redação sobre os feitos do presidente.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10