sicnot

Perfil

Mundo

MNE francês refuta dúvidas de Netanyahu sobre imparcialidade da França

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que se deslocou a Israel para apresentar a iniciativa de Paris para relançar o esforço de paz entre israelitas e palestinianos, refutou hoje as dúvidas do primeiro-ministro israelita sobre "a imparcialidade" da França.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

© Charles Platiau / Reuters

"A França é desinteressada, mas está profundamente convencida que se não queremos deixar prosperar, aqui nesta região, as ideias do Daesh é preciso fazer qualquer coisa", afirmou Jean-Marc Ayrault.

O chefe da diplomacia francesa falava aos jornalistas no aeroporto antes de partir de Israel e depois de encontros com Benjamin Netanyahu e o presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas.

À saída do encontro com Ayrault, Netanyahu levantou dúvidas sobre "a imparcialidade" da iniciativa de Paris evocando um voto recente da França na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

"Disse (a Jean-Marc Ayrault) que a escandalosa resolução aprovada pela UNESCO com o apoio da França, que não reconhece a ligação de milhares de anos entre o povo judeu e o Monte do Templo, em Jerusalém, lança dúvidas sobre a imparcialidade do fórum que a França tenta reunir", afirmou Netanyahu.

O primeiro-ministro israelita referia-se ao projeto francês de conferência internacional de paz, que se realizará antes do final do ano, mas que conta com a oposição do governo israelita.

A UNESCO aprovou o mês passado uma resolução que não faz qualquer referência à ligação que os judeus têm com o Monte do Templo e à sua importância sagrada para o judaísmo.

O Monte do Templo, também designado de Nobre Santuário pelos muçulmanos, é um lugar sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos.

Lusa

  • "O primeiro-ministro resolveu destrunfar pondo-se aos gritos contra a Altice"
    1:19

    País

    António Lobo Xavier considera que o primeiro-ministro fez declarações públicas de julgamento e interferência no mercado quando falou sobre a Altice. Para o comentador da Quadratura do Círculo, António Costa receou que o processo fosse parecido à alegada tentativa de instrumentalização da TVI por José Sócrates.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.