sicnot

Perfil

Mundo

Netanyahu questiona imparcialidade da França na iniciativa para a paz da UNESCO

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Natanyahu, revelou hoje ter comunicado ao ministro dos Negócios Estrangeiros que o apoio dado por Paris à resolução da UNESCO sobre Jerusalém lança dúvidas sobre a imparcialidade da iniciativa de paz.

© Ronen Zvulun / Reuters

"Eu disse-lhe que a escandalosa resolução aprovada pela UNESCO com o apoio da França, que não reconhece a ligação de milhares de anos entre o povo judeu e o Monte do Templo, em Jerusalém, lança dúvidas sobre a imparcialidade da França no processo", disse Netanyahu aos membros do seu Governo, após o encontro com Jean-Marc Ayrault.

O Monte do Templo, também designado de Nobre Santuário pelos muçulmanos, é um lugar sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, sendo um dos locais mais disputados do mundo.

Netanyahu aludia a uma resolução aprovada o mês passado pela UNESCO que não faz qualquer referência ao facto à ligação que os judeus têm com o Monte do Templo e à sua importância sagrada para o judaísmo.

Ayrault visitou Jerusalém e Ramallah, onde se avistou com o presidente palestiniano Mahmud Abbas, para preparar o encontro internacional, a 30 de maio, destinado a reatar as conversações de paz, depois do colapso em abril de 2014 do acordo mediado pelos Estados Unidos.

Os representantes israelitas e palestinianos não foram convidados para o encontro em França, tendo Netanyahu reiterado a sua oposição às tentativas indiretas de solucionar o conflito, acusando os palestinianos de se recusarem a ter negociações diretas.

"Disse-lhe (a Ayrault) que a única maneira de avançar uma paz verdadeira entre nós e os palestinianos é através de conversações directa, sem pré-condições", relatou Netanyanhu aos seus ministros.

Segundo o primeiro-ministro israelita, qualquer tentativa indirecta e distante de negociar a paz permite aos palestinianos fugirem da questão central do conflito, que é não reconhecerem o Estado de Israel".

"Eles, simplesmente, evitam negociar connosco", observou Netanyanhu.

Lusa

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.