sicnot

Perfil

Mundo

Padre britânico detido no Kosovo por pedofilia

Um padre britânico procurado pela justiça do seu país por pedofilia foi detido esta semana no Kosovo e deverá ser extraditado, indicou hoje um responsável da polícia kosovar.

LUSA

Veton Elshani, chefe da cooperação internacional na polícia do Kosovo, disse à agência France Presse que o homem "foi detido na quarta-feira com base num mandado de detenção europeu emitido pela Grã-Bretanha".

Nascido em 1943 segundo Elshani, o padre, então em liberdade sob caução, estava em fuga desde 2011, antes de ter sido acusado por atos pedófilos. Estes, teriam sido cometidos contra cinco alunos da escola católica Santa Benedita, instituição privada dependente da abadia de Ealing, no oeste de Londres, onde ele ensinava.

O homem "foi detido na cidade de Peja (leste) pela equipa encarregada de seguir o rastro dos fugitivos, a partir de informações do estrangeiro que referiam a sua presença naquele local", precisou o responsável da polícia.

O processo de extradição, que durará no mínimo 40 dias se o padre recusar ser entregue às autoridades britânicas, já foi iniciado.

Em 2011, o Vaticano ordenou uma investigação aos abusos sexuais alegadamente cometidos por clérigos naquela escola. Os factos remontariam aos anos 1960 e teriam continuado até aos anos 2000.

Lusa

  • "O PSD é o centro das atenções da campanha e fico contente com isso"
    1:03
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00