sicnot

Perfil

Mundo

Padre britânico detido no Kosovo por pedofilia

Um padre britânico procurado pela justiça do seu país por pedofilia foi detido esta semana no Kosovo e deverá ser extraditado, indicou hoje um responsável da polícia kosovar.

LUSA

Veton Elshani, chefe da cooperação internacional na polícia do Kosovo, disse à agência France Presse que o homem "foi detido na quarta-feira com base num mandado de detenção europeu emitido pela Grã-Bretanha".

Nascido em 1943 segundo Elshani, o padre, então em liberdade sob caução, estava em fuga desde 2011, antes de ter sido acusado por atos pedófilos. Estes, teriam sido cometidos contra cinco alunos da escola católica Santa Benedita, instituição privada dependente da abadia de Ealing, no oeste de Londres, onde ele ensinava.

O homem "foi detido na cidade de Peja (leste) pela equipa encarregada de seguir o rastro dos fugitivos, a partir de informações do estrangeiro que referiam a sua presença naquele local", precisou o responsável da polícia.

O processo de extradição, que durará no mínimo 40 dias se o padre recusar ser entregue às autoridades britânicas, já foi iniciado.

Em 2011, o Vaticano ordenou uma investigação aos abusos sexuais alegadamente cometidos por clérigos naquela escola. Os factos remontariam aos anos 1960 e teriam continuado até aos anos 2000.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.