sicnot

Perfil

Mundo

Padre britânico detido no Kosovo por pedofilia

Um padre britânico procurado pela justiça do seu país por pedofilia foi detido esta semana no Kosovo e deverá ser extraditado, indicou hoje um responsável da polícia kosovar.

LUSA

Veton Elshani, chefe da cooperação internacional na polícia do Kosovo, disse à agência France Presse que o homem "foi detido na quarta-feira com base num mandado de detenção europeu emitido pela Grã-Bretanha".

Nascido em 1943 segundo Elshani, o padre, então em liberdade sob caução, estava em fuga desde 2011, antes de ter sido acusado por atos pedófilos. Estes, teriam sido cometidos contra cinco alunos da escola católica Santa Benedita, instituição privada dependente da abadia de Ealing, no oeste de Londres, onde ele ensinava.

O homem "foi detido na cidade de Peja (leste) pela equipa encarregada de seguir o rastro dos fugitivos, a partir de informações do estrangeiro que referiam a sua presença naquele local", precisou o responsável da polícia.

O processo de extradição, que durará no mínimo 40 dias se o padre recusar ser entregue às autoridades britânicas, já foi iniciado.

Em 2011, o Vaticano ordenou uma investigação aos abusos sexuais alegadamente cometidos por clérigos naquela escola. Os factos remontariam aos anos 1960 e teriam continuado até aos anos 2000.

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite