sicnot

Perfil

Mundo

Presidente eleito das Filipinas promete reintroduzir pena capital

O presidente eleito das Filipinas Rodrigo Duterte prometeu hoje que vai reintroduzir a pena de morte no país e que vai dar às forças de segurança ordens de "atirar a matar" em determinados casos.

© Erik de Castro / Reuters

"O que farei é instar o Congresso a restaurar a pena de morte por enforcamento", disse Duterte numa conferência de imprensa na cidade de Davao (sul).

Também disse que dará ordens às forças de segurança para "atirar a matar" nos casos de operações contra o crime organizado ou de criminosos que resistem à prisão com violência.

Rodrigo Duterte foi eleito presidente das Filipinas na passada segunda-feira, depois de ter presidido à cidade de Davao.

O político seduziu o eleitorado com uma linguagem musculada e crua em torno de dois problemas centrais no país, a criminalidade e a pobreza, o primeiro dos quais prometeu resolver matando milhares de criminosos.

Duterte disse ainda hoje que tinha cancelado os planos de visitar o Vaticano para pedir pessoalmente desculpa ao papa Francisco por lhe ter chamado "filho da...".

Questionado sobre a eventual visita, o presidente eleito das Filipinas referiu que já tinha mandado uma carta e que a viagem poderia ser "um exercício de duplicidade".

Num país com 80% de católicos fervorosos, o candidato a presidente Duterte insultou o papa por ter provocado engarrafamentos durante uma visita às Filipinas.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..