sicnot

Perfil

Mundo

República Dominicana elege 4.100 titulares de cargos políticos

Os dominicanos são hoje chamados a votar para eleger mais de 4.100 titulares de cargos políticos, entre os quais um novo Presidente, senadores, deputados e autarcas.

© Ricardo Rojas / Reuters

Um total de 24.442 candidatos tentam conseguir um dos 4.106 cargos que estão a votação.

Cerca de 6,7 milhões de eleitores são chamados a votar para escolher o novo Presidente e vice-presidente do país, 3.842 autarcas e os mais de 260 membros do Congresso.

O favorito para ganhar as eleições é o Partido da Libertação Dominicana (PLD), no Governo.

O atual Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, candidata-se a um segundo mandato à frente do Governo e deverá ganhar, segundo todas as sondagens.

Esta é a primeira vez em vinte anos que a República Dominicana faz coincidir as eleições presidenciais com as legislativas e as municipais.

A campanha teve dois protagonistas: Danilo Medina e o empresário Luis Abinader, do Partido Revolucionário Moderno (PRM), nascido em 2014, de uma cisão dentro do Partido Revolucionário Dominicano (PRD).

As sondagens mais recentes dão a vitória, com maioria absoluta, a Danilo Medina.

A República Dominicana vive, essencialmente, do turismo e a sua economia cresceu 7% em 2015. No entanto, mais de 40% dos seus 10,4 milhões de habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza e a taxa de desemprego ronda os 14%, segundo dados oficiais.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26