sicnot

Perfil

Mundo

República Dominicana elege 4.100 titulares de cargos políticos

Os dominicanos são hoje chamados a votar para eleger mais de 4.100 titulares de cargos políticos, entre os quais um novo Presidente, senadores, deputados e autarcas.

© Ricardo Rojas / Reuters

Um total de 24.442 candidatos tentam conseguir um dos 4.106 cargos que estão a votação.

Cerca de 6,7 milhões de eleitores são chamados a votar para escolher o novo Presidente e vice-presidente do país, 3.842 autarcas e os mais de 260 membros do Congresso.

O favorito para ganhar as eleições é o Partido da Libertação Dominicana (PLD), no Governo.

O atual Presidente da República Dominicana, Danilo Medina, candidata-se a um segundo mandato à frente do Governo e deverá ganhar, segundo todas as sondagens.

Esta é a primeira vez em vinte anos que a República Dominicana faz coincidir as eleições presidenciais com as legislativas e as municipais.

A campanha teve dois protagonistas: Danilo Medina e o empresário Luis Abinader, do Partido Revolucionário Moderno (PRM), nascido em 2014, de uma cisão dentro do Partido Revolucionário Dominicano (PRD).

As sondagens mais recentes dão a vitória, com maioria absoluta, a Danilo Medina.

A República Dominicana vive, essencialmente, do turismo e a sua economia cresceu 7% em 2015. No entanto, mais de 40% dos seus 10,4 milhões de habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza e a taxa de desemprego ronda os 14%, segundo dados oficiais.

Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.