sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

As autoridades tentaram durante 15 horas salvar 27 baleias-piloto, encalhadas numa praia no México. Contudo, apenas três dos mamíferos conseguiram sobreviver.

As baleias piloto de barbatana curta encalharam no dia 14 de maio, numa praia perto de São Filipe, na região mexicana de Baja Califórnia.

Alguns responsáveis da agência federal de proteção ambiental mexicana, soldados e pescadores tentaram manter os mamíferos hidratados e levá-los para águas mais profundas.

No entanto, a maré baixa e a tendência das baleias de voltar a nadar para a costa, condenou grande parte dos animais.

Segundo as autoridades, as baleias não mostravam marcas de terem sido magoadas ou de terem ficado presas em redes de pesca e, acrescentam que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão social e "não abandonam outras baleias em perigo, mesmo que isso signifique morrer".

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.