sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

As autoridades tentaram durante 15 horas salvar 27 baleias-piloto, encalhadas numa praia no México. Contudo, apenas três dos mamíferos conseguiram sobreviver.

As baleias piloto de barbatana curta encalharam no dia 14 de maio, numa praia perto de São Filipe, na região mexicana de Baja Califórnia.

Alguns responsáveis da agência federal de proteção ambiental mexicana, soldados e pescadores tentaram manter os mamíferos hidratados e levá-los para águas mais profundas.

No entanto, a maré baixa e a tendência das baleias de voltar a nadar para a costa, condenou grande parte dos animais.

Segundo as autoridades, as baleias não mostravam marcas de terem sido magoadas ou de terem ficado presas em redes de pesca e, acrescentam que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão social e "não abandonam outras baleias em perigo, mesmo que isso signifique morrer".

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.