sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

As autoridades tentaram durante 15 horas salvar 27 baleias-piloto, encalhadas numa praia no México. Contudo, apenas três dos mamíferos conseguiram sobreviver.

As baleias piloto de barbatana curta encalharam no dia 14 de maio, numa praia perto de São Filipe, na região mexicana de Baja Califórnia.

Alguns responsáveis da agência federal de proteção ambiental mexicana, soldados e pescadores tentaram manter os mamíferos hidratados e levá-los para águas mais profundas.

No entanto, a maré baixa e a tendência das baleias de voltar a nadar para a costa, condenou grande parte dos animais.

Segundo as autoridades, as baleias não mostravam marcas de terem sido magoadas ou de terem ficado presas em redes de pesca e, acrescentam que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão social e "não abandonam outras baleias em perigo, mesmo que isso signifique morrer".

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.