sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

Autoridades tentam salvar baleias que deram à costa no México

As autoridades tentaram durante 15 horas salvar 27 baleias-piloto, encalhadas numa praia no México. Contudo, apenas três dos mamíferos conseguiram sobreviver.

As baleias piloto de barbatana curta encalharam no dia 14 de maio, numa praia perto de São Filipe, na região mexicana de Baja Califórnia.

Alguns responsáveis da agência federal de proteção ambiental mexicana, soldados e pescadores tentaram manter os mamíferos hidratados e levá-los para águas mais profundas.

No entanto, a maré baixa e a tendência das baleias de voltar a nadar para a costa, condenou grande parte dos animais.

Segundo as autoridades, as baleias não mostravam marcas de terem sido magoadas ou de terem ficado presas em redes de pesca e, acrescentam que as baleias-piloto têm um forte sistema de coesão social e "não abandonam outras baleias em perigo, mesmo que isso signifique morrer".

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.