sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul vai multar Nissan por emissões poluentes

O Governo sul-coreano anunciou hoje que vai aplicar uma multa de cerca de 247 mil euros ao construtor automóvel japonês Nissan, acusado de ter manipulado as emissões poluentes do modelo Qashqai.

© Kim Hong-Ji / Reuters

O Ministério do Ambiente sul-coreano precisou que vai dar indicações para a recolha de centenas de exemplares deste modelo, depois de testes terem revelado que as versões a diesel estavam equipadas com um sistema que permite que as emissões poluentes pareçam menos do que na realidade são.

Esta decisão surge na sequência de investigações feitas a 20 modelos de viaturas a diesel em dezembro na Coreia do Sul, após o escândalo da Volkswagen. O construtor alemão admitiu, no ano passado, ter instalado dispositivos que permitiam manipular os testes de emissões poluentes em 11 milhões de veículos em todo o mundo.

"As nossas investigações concluíram que a Nissan manipulou ilegalmente os dados de emissões" poluentes nos motores do referido modelo, indicou o ministério em comunicado.

"Um grupo de peritos da indústria automóvel que consultámos considera que se trata claramente de uma manipulação de dados de emissões", afirmou Hong Dong-Kon, um responsável do ministério.

Os testes feitos pelas autoridades sul-coreanas mostraram que o Qashqai desativa o mecanismo de redução das emissões a partir de uma temperatura de 35 graus. Segundo o ministério, com o aparelho de redução de emissões parado, o nível de emissões do veículo era equivalente ao das viaturas da Volkswagen equipadas com o dispositivo que permite falsear os níveis poluentes.

"A Nissan não manipula os dados das suas viaturas. O Nissan Qashqai foi corretamente homologado no âmbito das normas coreanas. A Nissan não tem nem utiliza qualquer dispositivo ilegal destinado a enganar nos veículos que fabrica", reagiu o grupo japonês em comunicado.

"Além disso, após rigorosos testes usando os mesmos padrões que os testes coreanos, as autoridades da União Europeia (UE) concluíram que os veículos Nissan testados não utilizam qualquer dispositivo ilegal destinado a manipulações", acrescentou.

A marca japonesa, parceira do grupo francês Renault, refere ainda que vai colaborar com Seul neste caso. "A Nissan está empenhada em respeitar a lei e cumprir as normas em todos os mercados em que opera. Vamos continuar a trabalhar com as autoridades coreanas", segundo o comunicado.

O grupo Renault, que fornece os motores a 'diesel' do Qashqai, foi questionado pela France Presse sobre o assunto e não quis pronunciar-se remetendo para o parceiro japonês.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.