sicnot

Perfil

Mundo

Grupo bacteriano encontrado no oceano poderá ajudar a regular clima

Uma equipa de cientistas britânicos descobriu no oceano um grupo bacteriano que poderá desempenhar um papel importante na regulação do clima da Terra, segundo divulgou hoje a revista especializada Nature Microbiology.

© John Schults / Reuters

O estudo desenvolvido pelos especialistas descobriu que o grupo 'Pelagibacterales', que está incluído entre os organismos mais abundantes no planeta, desempenha um papel importante no processo de estabilização da atmosfera terrestre.

Este grupo, formado até meio milhão de células microbiais, está presente em gotículas de água do mar, equivalentes em tamanho a uma pequena colher.

Ben Temperton, professor do Departamento de Biociência da Universidade de Exeter (Inglaterra), foi um dos elementos da equipa de investigadores que, pela primeira vez, identificou o grupo 'Pelagibacterales' como a origem provável da produção do composto químico sulfureto de dimetilo (DMS).

O DMS estimula a formação das nuvens e é uma substância fundamental na chamada "hipótese de Claw", segundo a qual alguns organismos do fitoplâncton marinho (constituído por seres fotossintéticos de pequenas dimensões, como certas bactérias e algas microscópicas e filamentosas) contribuem para a formação do sulfureto de dimetilo, que posteriormente vai regular a formação das nuvens.

Através de vários processos químicos, o DMS aumenta as micro- gotículas de água, formadas por condensação do vapor de água, que, por sua vez, reduzem a quantidade de luz solar projetada sobre a superfície oceânica.

Estes últimos resultados científicos revelam a importância do grupo 'Pelagibacterales' neste processo e abrem o caminho para novas investigações.

"Este trabalho mostra que o grupo 'Pelagibacterales' constitui um composto importante na estabilidade climática. Se vamos melhorar os modelos de como o DMS tem impacto no clima, precisamos de considerar este organismo como um dos principais contribuintes", afirmou Ben Temperton.

O investigador britânico destacou ainda que o estudo mostrou um resultado "fascinante", ou seja, "a elegância e a simplicidade da produção de DMS no grupo 'Pelagibacterales'".

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC