sicnot

Perfil

Mundo

Cogumelos mágicos para tratar a depressão

Cogumelos alucinogénios foram utilizados em doentes com depressão major com bons resultados. Os cientistas deixam no entanto o alerta para que doentes com depressão não utilizem cogumelos mágicos sozinhos, fora do controlo médico.

PETER DEJONG / AP

A substância ativa nos cogumelos - a psilocibina - poderá ser uma resposta para quem sofre de depressão, é a esperança de cientistas britânicos que conduziram uma experiência com 12 voluntários.

Esta investigação, que envolveu vários anos e muito dinheiro dadas as restrições de utilização desta droga de classe 1 no Reino Unido, descobriu que duas doses de psilocibina foram suficientes para que os 12 voluntários não se sentissem depressivos durante três semanas e os efeitos perduram até três meses em cinco dos doentes.

Dado que a experiência foi restrita e não houve um grupo de controlo a quem fosse dado um placebo, o estudo financiado pelo Medical Research Council e publicado na revista Lancet Psychiatry, é ainda considerado meramente indicativo.

Os cientistas do Imperial College London esperam, no entanto, que os resultados apresentados possam encorajar outros investidores de forma a ser feita uma experiência completa.

Os cientistas alertam para que doentes com depressão não utilizem cogumelos mágicos sozinhos, sem controlo médico.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela.