sicnot

Perfil

Mundo

Destituição de Dilma Rousseff chegou ao Festival de Cannes

galeria de fotos

"Parem o golpe de Estado": a equipa do único filme brasileiro em competição em Cannes quis chamar a atenção para o momento político que se vive no Brasil.

Realizador Kleber Mendonça Filho (dir.), atores Maeve Jinkings (terceira à esq.) e Sónia Braga (centro), produtora Emilie Lesclaux (segunda à direita)

Realizador Kleber Mendonça Filho (dir.), atores Maeve Jinkings (terceira à esq.) e Sónia Braga (centro), produtora Emilie Lesclaux (segunda à direita)

© Yves Herman / Reuters

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

© Yves Herman / Reuters

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

"O Brasil já não é uma democracia", "Nós resistiremos" e "54.501.118 votos incendiados" são alguns dos slogans que a equipa de "Aquarius" de Kleber Mendonça Filho exibiu na escadaria do Palácio dos Festivais.

O 13º filme em competição foi hoje exibido. É uma crónica sobre a atual sociedade brasileira e conta com Sónia Braga entre os atores.

A Presidente Dilma Rousseff foi destituída do cargo a 12 de maio num processo controverso. Vai a julgamento por suspeitas de irregularidades orçamentais com despesas não autorizadas.

Enquanto decorre o julgamento, que não poderá exceder um período de 180 dias, Michel Temer, até agora vice-presidente, assumiu os destinos do país.

  • "Sem crime, este impeachment vira um golpe"
    11:50

    País

    O ator e humorista brasileiro Gregório Duvivier esteve esta manhã na SIC Notícias, a comentar os destaques da imprensa. A vitória do Benfica não escapou à análise de Duvivier que, naturalmente, se alongou na análise de títulos referentes à atualidade do seu país. O fundador, ator e autor do grupo "Porta dos Fundos", voltou a criticar o processo de destituição da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a tomada de posse de Michel Temer. "Sem crime, este impeachment vira um golpe", disse Duvivier. "Torço para que a vida deste novo governo neoliberal seja um inferno", sublinhou o humorista.

  • Michel Temer diz que é urgente um Governo de Salvação Nacional
    2:06

    Crise no Brasil

    O Presidente do Brasil critica a situação do país e defende que é urgente um Governo de Salvação Nacional. No primeiro discurso como representante máximo dos brasileiros, Michel Temer disse ter respeito institucional por Dilma Rouseff, deixou um apelo à união e explicou que é preciso resgatar a credibilidade do Brasil.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.