sicnot

Perfil

Mundo

Escolas de Los Angeles vão pagar 77 M€ a 30 alunos vítimas de pedofilia

Os serviços de educação do estado norte-americano de Los Angeles acordaram pagar 88 milhões de dólares (77 milhões de euros) a trinta alunos de dois colégios que foram vítimas de professores pedófilos, revelou hoje a imprensa.

Num dos colégios, as famílias de 18 crianças queixaram-se desde 2002 de um professor por causa do seu comportamento considerado demasiado afetuoso com os menores, mas as autoridades não tomaram qualquer medida. O professor só foi detido em 2013

Num dos colégios, as famílias de 18 crianças queixaram-se desde 2002 de um professor por causa do seu comportamento considerado demasiado afetuoso com os menores, mas as autoridades não tomaram qualquer medida. O professor só foi detido em 2013

© David McNew / Reuters

O valor consta de um acordo extrajudicial a que chegaram as famílias e o distrito escolar de Los Angeles, que os alunos haviam processado por não terem sido tomadas medidas para prevenir os abusos, apesar das queixas em relação ao comportamento dos professores.

Num dos colégios, as famílias de 18 crianças queixaram-se desde 2002 de um professor por causa do seu comportamento considerado demasiado afetuoso com os menores, mas as autoridades não tomaram qualquer medida. O professor só foi detido em 2013.

No outro caso, as famílias queixaram-se por não ter sido feito qualquer investigação a um professor que havia sido despedido de um colégio e julgado com a acusação de abuso de um menor. Além disso, outros professores denunciaram durante anos os comportamentos do colega, que acabou por ser julgado e condenado a 25 anos de prisão por pedofilia.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22