sicnot

Perfil

Mundo

Escolas de Los Angeles vão pagar 77 M€ a 30 alunos vítimas de pedofilia

Os serviços de educação do estado norte-americano de Los Angeles acordaram pagar 88 milhões de dólares (77 milhões de euros) a trinta alunos de dois colégios que foram vítimas de professores pedófilos, revelou hoje a imprensa.

Num dos colégios, as famílias de 18 crianças queixaram-se desde 2002 de um professor por causa do seu comportamento considerado demasiado afetuoso com os menores, mas as autoridades não tomaram qualquer medida. O professor só foi detido em 2013

Num dos colégios, as famílias de 18 crianças queixaram-se desde 2002 de um professor por causa do seu comportamento considerado demasiado afetuoso com os menores, mas as autoridades não tomaram qualquer medida. O professor só foi detido em 2013

© David McNew / Reuters

O valor consta de um acordo extrajudicial a que chegaram as famílias e o distrito escolar de Los Angeles, que os alunos haviam processado por não terem sido tomadas medidas para prevenir os abusos, apesar das queixas em relação ao comportamento dos professores.

Num dos colégios, as famílias de 18 crianças queixaram-se desde 2002 de um professor por causa do seu comportamento considerado demasiado afetuoso com os menores, mas as autoridades não tomaram qualquer medida. O professor só foi detido em 2013.

No outro caso, as famílias queixaram-se por não ter sido feito qualquer investigação a um professor que havia sido despedido de um colégio e julgado com a acusação de abuso de um menor. Além disso, outros professores denunciaram durante anos os comportamentos do colega, que acabou por ser julgado e condenado a 25 anos de prisão por pedofilia.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.