sicnot

Perfil

Mundo

Guardas e deputados da oposição em confrontos no Parlamento da África do Sul

Guardas e deputados da oposição em confrontos no Parlamento da África do Sul

O Parlamento da África do Sul foi hoje palco de uma sessão de pugilato, quando elementos da segurança tentaram retirar do hemiciclo deputados da oposição envolvidos num protesto, num incidente que revela o crescimento das tensões políticas sob a presidência de Jacob Zuma. Cerca de 20 membros do partido Economic Freedom Fighters (EFF) foram empurrados das respetivas cadeiras por guardas fardados depois de terem impedido que Zuma falasse e de terem gritado furiosamente com o presidente do Parlamento, Baleka Mbete.

Com Jacob Zuma a assistir impavidamente, os deputados do EFF - vestidos com os fatos-macaco vermelhos típicos do movimento - lutaram na tentativa de permanecer na câmara, antes de serem retirados da sala por uma porta lateral.

O incidente foi o último de uma série de confrontos no Parlamento sul-africano, à medida que aumenta a pressão sobre Zuma para que se demita ou que seja destituído do cargo de Presidente da África do Sul pelo Congresso Nacional Africano, o partido no poder.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.