sicnot

Perfil

Mundo

Guardas e deputados da oposição em confrontos no Parlamento da África do Sul

Guardas e deputados da oposição em confrontos no Parlamento da África do Sul

O Parlamento da África do Sul foi hoje palco de uma sessão de pugilato, quando elementos da segurança tentaram retirar do hemiciclo deputados da oposição envolvidos num protesto, num incidente que revela o crescimento das tensões políticas sob a presidência de Jacob Zuma. Cerca de 20 membros do partido Economic Freedom Fighters (EFF) foram empurrados das respetivas cadeiras por guardas fardados depois de terem impedido que Zuma falasse e de terem gritado furiosamente com o presidente do Parlamento, Baleka Mbete.

Com Jacob Zuma a assistir impavidamente, os deputados do EFF - vestidos com os fatos-macaco vermelhos típicos do movimento - lutaram na tentativa de permanecer na câmara, antes de serem retirados da sala por uma porta lateral.

O incidente foi o último de uma série de confrontos no Parlamento sul-africano, à medida que aumenta a pressão sobre Zuma para que se demita ou que seja destituído do cargo de Presidente da África do Sul pelo Congresso Nacional Africano, o partido no poder.

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.