sicnot

Perfil

Mundo

Guardas e deputados da oposição em confrontos no Parlamento da África do Sul

Guardas e deputados da oposição em confrontos no Parlamento da África do Sul

O Parlamento da África do Sul foi hoje palco de uma sessão de pugilato, quando elementos da segurança tentaram retirar do hemiciclo deputados da oposição envolvidos num protesto, num incidente que revela o crescimento das tensões políticas sob a presidência de Jacob Zuma. Cerca de 20 membros do partido Economic Freedom Fighters (EFF) foram empurrados das respetivas cadeiras por guardas fardados depois de terem impedido que Zuma falasse e de terem gritado furiosamente com o presidente do Parlamento, Baleka Mbete.

Com Jacob Zuma a assistir impavidamente, os deputados do EFF - vestidos com os fatos-macaco vermelhos típicos do movimento - lutaram na tentativa de permanecer na câmara, antes de serem retirados da sala por uma porta lateral.

O incidente foi o último de uma série de confrontos no Parlamento sul-africano, à medida que aumenta a pressão sobre Zuma para que se demita ou que seja destituído do cargo de Presidente da África do Sul pelo Congresso Nacional Africano, o partido no poder.

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43