sicnot

Perfil

Mundo

Guerrilha das FARC recrutou 11.556 menores entre 1975 e 2014

A Procuradoria da Colômbia revelou na segunda-feira que a guerrilha da FARC recrutou 11.556 menores de idade entre 1975 e 2014.

"Isto constitui um crime internacional, que é um crime de guerra", afirmou o procurador Jorge Perdomo, que tutelou uma investigação da Procuradoria colombiana, realizada no último ano, sobre o recrutamento de menores pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Os resultados da investigação foram tornados públicos um dia depois de o Governo da Colômbia e as FARC terem anunciado um acordo para a retirada de menores de 15 anos dos acampamentos do grupo guerrilheiro e a elaboração de um plano para a desmobilização progressiva de todos os que têm menos de 18.

"Dentro das políticas de recrutamento de menores", as FARC estabeleceram os 15 anos como a idade mínima para integrar as suas fileiras e milícias, revelou o procurador.

Jorge Perdomo afirmou que a investigação concluiu que "esta política de recrutamento ilícito" é "perfeitamente atribuível ao Secretariado e ao Estado Maior" das FARC.

Segundo a Procuradoria, em 47% dos casos, as FARC conseguiram persuadir os menores a integrarem as suas fileiras. Além disso, 23% dos menores foram enganados e em 30% dos casos houve recrutamento forçado.

Na contabilidade da investigação, 33% dos menores recrutados eram raparigas.

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC anunciaram no domingo um acordo para a retirada de menores de 15 anos dos acampamentos do grupo guerrilheiro.

O acordo inclui ainda a elaboração de um plano para a desmobilização progressiva dos menores de 18 que integram as fileiras das FARC e um programa para a reintegração na sociedade civil de todas as crianças e adolescentes que saiam da guerrilha, segundo um comunicado conjunto.

Em fevereiro, as FARC haviam já assumido o compromisso de não voltar a recrutar menores de 18 anos.

Todos os menores que saiam da guerrilha serão considerados vítimas e os que têm menos de 14 anos nunca poderão ser considerados penalmente responsáveis, segundo o acordo.

O negociador das FARC, "Ivan Marquez", disse no domingo que há 21 menores de 15 anos nos acampamentos da guerrilha.

A reinstalação e acompanhamento dos menores contará com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Internacional das Migrações (OIM)

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.