sicnot

Perfil

Mundo

Oposição venezuelana pede ao exército para escolher entre constituição e Maduro

Um dos principais líderes da oposição venezuelana pediu hoje ao exército do país para escolher entre a constituição e o presidente Nicolas Maduro, depois de o Governo ter reforçado os seus poderes sobre a segurança.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"Digo às forças armadas que a hora da verdade chegou. Têm que decidir se estão com a constituição ou com Maduro", disse Henrique Capriles, em conferência de imprensa.

"Esta é uma decisão para os militares", adiantou.

As declarações do principal líder da oposição surgem após, na segunda-feira, o Governo venezuelano ter oficializado o "estado de exceção e de emergência económica" em todo o país, por um período de 60 dias.

Com este decreto, o governo da Venezuela aumentou os seus poderes sobre a segurança, distribuição de alimentos e energia.

A oposição realiza na quarta-feira várias marchas para exigir um referendo que derrube Nicolas Maduro, que está no poder desde que morreu o ex-presidente Hugo Chavez.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21