sicnot

Perfil

Mundo

Oposição venezuelana pede ao exército para escolher entre constituição e Maduro

Um dos principais líderes da oposição venezuelana pediu hoje ao exército do país para escolher entre a constituição e o presidente Nicolas Maduro, depois de o Governo ter reforçado os seus poderes sobre a segurança.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"Digo às forças armadas que a hora da verdade chegou. Têm que decidir se estão com a constituição ou com Maduro", disse Henrique Capriles, em conferência de imprensa.

"Esta é uma decisão para os militares", adiantou.

As declarações do principal líder da oposição surgem após, na segunda-feira, o Governo venezuelano ter oficializado o "estado de exceção e de emergência económica" em todo o país, por um período de 60 dias.

Com este decreto, o governo da Venezuela aumentou os seus poderes sobre a segurança, distribuição de alimentos e energia.

A oposição realiza na quarta-feira várias marchas para exigir um referendo que derrube Nicolas Maduro, que está no poder desde que morreu o ex-presidente Hugo Chavez.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..